Locaweb Edição 128

39 // reportagem / o poder do sazonal // revista locaweb Fernando, da Sponsorb, recomenda que as PMEs sigam fazendo uso das estratégias e ferramentas de marketing já empregadas em outras ações ao longo do ano de dinheiro parado, custo de espaço e risco de perda de produto”, complementa. Para não impactar a lucratividade geral do negócio, a dica é fazer as primeiras ações sazonais como um teste de campo. Os feedbacks dos clientes serão peças-chave para ajustar a estratégia. Depois disso, e conforme compreenda melhor a aceitação do público, vale ampliar a escala e começar a testar novos formatos de divulgação, comercialização e extensão das linhas de produtos e serviços. Mércia, da GSPP, alerta que estoque cheio é igual a dinheiro parado. Então, as primeiras ações sazonais devem ser vistas como um teste de campo Comunicação assertiva Não adianta planejar um produto ou serviço sazonal e não atrair o interesse do consumidor. Por isso, não deixe de explorar as diversas formas de divulgação à disposição. Por outro lado, Fernando, da Sponsorb, recomenda o uso das mesmas estratégias e ferramentas já empregadas pela empresa, a fim de evitar dificuldades na execução. “O essencial em suas comunicações é não deixar de destacar e diferenciar as novidades que serão lançadas dentro do período sazonal”, diz. Tenha emmente, por exemplo, que as plataformas mais populares entre os empreendedores são as mídias sociais – 100% das PMEs no Brasil usam as redes na estratégia de marketing, sendo Instagram a mais relevante, utilizada por 92,5% dos respondentes de uma pesquisa da RD Station. Então, uma excelente abordagem é fazer publicações e Stories (posts que desaparecem após 24 horas no ar) para ampliar a visibilidade da campanha. Mércia, da consultoria GSPP, indica ainda a realização de lives – transmissões de vídeo em tempo real nas quais os clientes podem acompanhar as novidades e interagir com a marca e os demais espectadores. “Os influenciadores digitais também podem trazer bons resultados. Entretanto, eles devem ser usados tanto nos meses de alta como nos de baixa demanda, para atrair novos consumidores, que estejam buscando um produto diferente”, acrescenta.

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