Locaweb Edição 128
38 // reportagem / o poder do sazonal // revista locaweb @revistalocaweb “No conceito da Iolanda, trabalhar com sazonalidade representa trazer o melhor dos ingredientes e usar a qualidade dos produtos de maneira positiva, alinhando tudo isso de forma favorável para o nosso negócio. Sempre buscamos também ter novas ideias e nos planejar para cativar e atender as expectativas do público”, ressalta Letícia. Questão de estoque Uma vez que se entenda as oportunidades tradicionais e criativas dentro do marketing sazonal, está na hora de trabalhar a estratégia na prática. Aqui, existe uma palavra de peso: planejamento. “É necessário estudar o mercado e o público que vai adquirir o produto ou serviço sazonal. Assim, a empresa terá informações importantes, como a média da quantidade de itens que devem ser produzidos, bem como de tempos mínimo e máximo em que eles podem permanecer armazenados”, comenta Fabiano Siqueira dos Prazeres, professor do curso de Economia na Universidade de Franca (UNIFRAN). Nessa estratégia, o controle de estoque é essencial. Afinal, a escassez de produtos pode decepcionar os clientes. Para entender esse ponto, basta lembrar-se do McDonald’s durante a Copa do Mundo do Catar. A rede de fast food decidiu colocar o sanduíche sazonal McBrasil no cardápio diário, mas, em algumas unidades, o hambúrguer sempre esgotava logo nas primeiras horas de serviço. De olho na mão de obra Com a proximidade das datas sazonais, é comum que a contratação de profissionais temporários faça parte do planejamento das empresas. Eles podem ser necessários tanto para a fabricação dos produtos quanto para o atendimento ao cliente – devido ao possível aumento de demanda. Para contratar um trabalhador, no entanto, é necessário que o empreendedor procure uma companhia especializada nesse tipo de serviço. No papel, deve estar explícito que a função é temporária, com prazo máximo de 180 dias de duração do contrato, sendo consecutivos ou não. É possível ampliá-lo por mais 90 dias, totalizando 270. Na comparação entre o último trimestre de 2022 e o mesmo período do ano anterior, o número de vagas temporárias no país aumentou 26%. Os dados são da Associação Brasileira do Trabalho Temporário (Asserttem). O resultado foi uma enxurrada de críticas no site Reclame Aqui. Ao mesmo tempo, trabalhar com mais itens do que a demanda pode gerar grande prejuízo. “O que você vai fazer se sobrarem ovos de chocolate na Páscoa? Não é possível armazená-los, então, será necessário liquidá-los rapidamente. Além disso, depois que a data passa, esse tipo de produto só vende com uma diminuição significativa nos preços”, alerta Mércia Machado Vergili, sócia-diretora da consultoria especializada em varejo e franquias GSPP. “Estoque cheio é sinônimo Fabiano, da UNIFRAN, evidencia a necessidade de estudar mercado e público-alvo antes de dar início à criação de produtos e serviços focados em datas específicas
Made with FlippingBook
RkJQdWJsaXNoZXIy Mzk0Njg=