Locaweb Edição 128

37 // reportagem / o poder do sazonal // revista locaweb Criatividade à equação Quem quer trabalhar o marketing sazonal durante o ano todo pode se deparar commeses sem datas fortes para explorar. Quando isso acontece, a dica é ser criativo na hora de vender. A Iolanda Confeitaria e Café, por exemplo, atua com a sazonalidade de insumos, recorrendo à cartilha da safra de produtos da Companhia de Entrepostos e Armazéns Gerais de São Paulo (CEAGESP) para ter ideias de receitas com frutas da época. “Em janeiro de 2022, lançamos a Calda de Verão, uma geleia de frutas amarelas para acompanhar nosso cheesecake. Optamos pelas espécies cítricas porque elas atendemmuito bem ao clima e às altas temperaturas da estação”, lembra Letícia Tokumoto, sócia-fundadora e chef confeiteira da Iolanda Confeitaria e Café. “A novidade agradou tanto que os clientes escolheram, em unanimidade, que ela ficasse fixa no cardápio”, completa. Outra forma de explorar a sazonalidade é comemorando datas importantes para o estabelecimento. A Iolanda Confeitaria e Café realizou um evento especial para celebrar seu aniversário de 1 ano. Em um domingo, o cardápio de doces foi reduzido aos carros- chefes, e a casa serviu almoço pela primeira vez. O pulo do gato foi que as refeições vieram do Mocotó, badalado restaurante da cidade de São Paulo. A parceria levou a cozinha nordestina para Jundiaí (SP) com as delícias dadinhos de tapioca e baião de dois. Letícia, da Iolanda Confeitaria e Café, aproveita a sazonalidade dos insumos para criar receitas que favoreçam as frutas de cada estação Calendário 2023 Conheça as principais datas que podem inspirar produtos ou serviços sazonais este ano: JANEIRO FEVEREIRO MARÇO Auge do Verão Volta às Aulas Carnaval St. Patrick’s Day ABRIL MAIO JUNHO Páscoa Dia das Mães Festa Junina Dia dos Namorados JULHO AGOSTO SETEMBRO Auge do Inverno Férias Escolares Dia dos Pais Início da Primavera OUTUBRO NOVEMBRO DEZEMBRO Dia das Crianças Oktoberfest Black Friday Natal Réveillon

RkJQdWJsaXNoZXIy Mzk0Njg=