Locaweb Edição 128

36 // reportagem / o poder do sazonal // revista locaweb @revistalocaweb Principais datas A forma mais tradicional de atuar com produtos sazonais é baseando o planejamento nas datas clássicas do calendário, como Páscoa, Dia dos Namorados e Réveillon. A partir daí, a dica é entender as necessidades dos clientes nessas ocasiões e as oportunidades latentes de mercado e preparar produtos e serviços específicos que busquem atender a demanda. É exatamente assim que atua a Calçados Bibi. “A cada início de coleção, recebemos um briefing com as principais datas do varejo em que temos a possibilidade de lançar produtos. Depois, descobrimos aquelas que mais fazem sentido para nós e criamos as propostas. Essas ideias são avaliadas pelas equipes comercial e de marketing para o lançamento. Nesse processo, trabalhamos, em média, com seis meses de antecedência”, conta Rebeca Figur Shoenardie, gerente de estilo da marca. Hoje, a data mais forte para a empresa é o Dia das Crianças. Em 2022, por exemplo, a marca lançou sua linha de calçados com luzes LED. Mas o ano passado trouxe também outra grande ocasião especial: a Copa do Mundo do Catar. Para celebrar o evento esportivo, a Calçados Bibi colocou no mercado um tênis com solado que leva a bandeira do Brasil e uma papete nas cores azul, verde e amarelo, com fechamento em velcro e estampa de bola de futebol. “Ter uma estratégia que trabalhe a sazonalidade permite antecipar determinadas demandas. Isso dá a oportunidade de não apenas vender mais, mas também de criar novos produtos e serviços de edição limitada, agitando o comércio em períodos de baixa movimentação. Com planejamento, estudo de investimento e precificação correta, essas ações podem ser jogadas bem interessantes de se apostar”, afirma Isabella Lyrio, analista de marketing de produto na Locaweb. Ter estratégias que trabalhem a sazonalidade permite antecipar determinadas demandas de mercado '' Isabella Lyrio , analista de marketing de produto na Locaweb

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