Locaweb Edição 128

// revista locaweb 31 // capa / profissão streamer Julia, da Locaweb, lembra que o streamer é a própria marca. Sendo assim, é extremamente importante trabalhar bem o branding, definindo o tom e a voz das lives, assim como o público que pretende atingir. Somado a isso, não dá para deixar de treinar suas habilidades criativas para ser capaz de criar conteúdos inovadores e envolventes. “Nesse meio, é preciso ser autêntico e agregar valor pessoal ao que estiver fazendo. Qual é o seu diferencial?”, provoca. Indo ainda mais a fundo do ponto de vista de estratégia – levando em conta que o propósito é profissionalizar-se –, Felipe recomenda que o streamer busque entender a diferença entre com quem deseja falar e com quem já está falando. “Sua comunidade começou a se formar? Estude quem são essas pessoas. É o público que você queria ou está construindo uma nova cadeia?”, questiona. Com isso feito, o especialista indica trabalhar o entendimento de qual linha editorial será adotada, não apenas nas plataformas de streaming ao vivo, mas também nas redes sociais. Levando todos esses tópicos em consideração, Caju destaca que, muitas vezes, o streamer assume o papel de apresentador, diretor, produtor e cameraman. Porém, a constância, a disciplina e a consciência de suas funções tendem a fazer com que ele lide com tudo isso de maneira muito mais profissional. A partir daí, o sucesso é consequência. Sinergia digital Posicionando-se cada vez mais como uma parceira de negócios para os streamers, a Locaweb tem uma série de produtos para ajudar esses produtores de conteúdo a se profissionalizar. Ter um e-mail profissional com domínio próprio, por exemplo, é um dos primeiros passos para entrar nessa jornada com o pé direito. “O e-mail profissional proporciona maior credibilidade para o seu endereço eletrônico, tanto para quem entrar em contato com você como para quem receber suas mensagens. Isso vai mostrar que a sua marca é comprometida com a qualidade da comunicação, transmitindo maior confiabilidade e ampliando as oportunidades de conquistar contratos para grandes patrocínios e propagandas”, explica Julia Rodrigues, analista de marketing de produtos da Locaweb. Outro excelente passo rumo à profissionalização é criar um site ou blog. Para esse tipo de projeto, o Criador de Sites Locaweb ou a Hospedagem WordPress são opções funcionais para quem não tem experiência com o desenvolvimento desses tipos de espaços. De acordo com Julia, esses canais podem funcionar como o portfólio do streamer, concentrando conteúdos, notas, contatos e informações em geral em um só lugar. Já para garantir que os conteúdos atinjam o maior número de pessoas dentro do seu nicho, vale a pena contar com uma ferramenta de gerenciamento de redes sociais. Plataformas como a Etus podem tornar muito mais fácil organizar a frequência de disparos e as publicações online.

RkJQdWJsaXNoZXIy Mzk0Njg=