Locaweb Edição 128
// revista locaweb 27 // capa / profissão streamer E apesar de o foco ainda ser muito relacionado aos eSports, tudo começou a mudar quando o potencial de alguns criadores de segmentos diferentes – como Casimiro e muitos outros – passou a ser reconhecido. “Jamais se imaginou que a Copa do Mundo pudesse ser transmitida ao vivo e de graça pela Twitch, por exemplo. As marcas têm ampliado as suas campanhas para os streamers, e isso é muito benéfico para os criadores de conteúdo que estão crescendo dentro das plataformas”, afirma Guigo. Julia, da Locaweb, explica que, para muitas marcas, é difícil criar conexão em um nível pessoal com toda a audiência. Esse é um dos principais motivos pelos quais os criadores de conteúdo têm se mostrado tão importantes, pois ajudam a ampliar a proximidade. “Nesse contexto, se profissionalizar vai reforçar o valor do streamer, gerando credibilidade, divulgação e, consequentemente, maior procura por parte de empresas, patrocinadores e fãs”, conta. Expanda horizontes Mesmo com um contexto favorável, é importante não se limitar à Twitch ou a outras plataformas de streaming ao vivo – em especial se você for um streamer médio, pequeno ou iniciante. Nesse sentido, as redes sociais se posicionam como excelentes ferramentas para construir e atingir seu público na internet. Programas da Twitch A plataforma divide seus recursos e potenciais de monetização, divulgação e vídeo em dois grupos – com o objetivo de favorecer streamers iniciantes e experientes. Conheça mais detalhes e saiba como cada um deles pode potencializar sua atuação na internet. Afiliados: este é um dos primeiros caminhos disponíveis para começar a monetizar canais na plataforma. Para se afiliar, o streamer deve ter, no mínimo: 500 minutos totais de transmissão nos últimos 30 dias, sete dias de transmissão únicos nos últimos 30 dias, média de três ou mais espectadores simultâneos ao longo de 30 dias, e 50 seguidores. Após aprovação, acontece a liberação de recursos como inscrições, Cheering (com Bits) e anúncios. Parceiros: acima do Afiliado, este nível exige que o streamer atinja uma série de objetivos que vão qualificá-lo a se candidatar a se tornar um parceiro da Twitch. Essas conquistas envolvem, ao longo de 30 dias, transmitir por 25 horas, em 12 dias diferentes e com uma média de 75 espectadores. Se for aceito, o produtor de conteúdo terá acesso aos recursos de inscrições, Bits e anúncios – além de a uma série de outras ferramentas para ajudar o canal a crescer ainda mais.
Made with FlippingBook
RkJQdWJsaXNoZXIy Mzk0Njg=