Locaweb Edição 128

20 // opinião // revista locaweb @revistalocaweb ANDRÉ MOUSINHO GERENTE EXECUTIVO DE MARKETING NA TRAY /andremousinho Q uase tudo o que fazemos hoje – desde sanar dúvidas e comprar produtos até acompanhar resultados de jogos e planejar viagens – acaba passando por motores de buscas. E se eles são parte tão importante de nossas vidas, não seria diferente para seus potenciais clientes. Por isso, é certo dizer que se uma marca quer alcançar a sua persona, ela precisa aparecer muito bem nos resultados desses buscadores. Afinal, quem não é visto, não é lembrado (e nem clicado!). Iniciar uma estratégia de Otimização para Motores de Busca (SEO) demanda dedicação e resiliência. Isso faz com que muitas empresas pequenas ou iniciantes não invistam nessa estratégia. A percepção costuma ser a de que não adianta fazer porque o mercado já está dominado pelas grandes empresas, e será impossível competir com elas. Existe um pouco de verdade nessa percepção. É claro que sua loja menor ou recém-criada não vai conseguir competir com Magalu ou Shoptime para a palavra-chave “geladeira” – uma das mais buscadas do mercado. A questão é: quem disse que precisa? Por já dominar o mercado e aparecer nas principais buscas, as grandes marcas quase não se importam com as palavras- chave mais específicas, pois elas têm baixo volume de buscas. Porém, podem ser um bom ponto de partida para uma empresa menor. Palavras com até 300 ou 500 buscas mensais não despertam tanta concorrência e, muitas vezes, têm potencial de conversão muito maior. “Cadeira de escritório”, por exemplo, tem 675 mil buscas mensais. Já “cadeira giratória 140 kg” tem 110 pesquisas por mês. Adivinhe em qual página de resultados as empresas desconhecidas aparecemmais? Mais do que isso, em qual delas você acredita que há um potencial maior de conversão? As palavras-chave específicas (long-tail keywords, em inglês), além de menos disputadas, em sua maioria, possuem maior potencial de conversão. Isso acontece porque elas se relacionam com um momento em que as pessoas já estão certas do que querem adquirir. Outro ponto importante é lembrar que muitos consumidores que vão comprar com a sua empresa ainda não sabem que o seu produto é a solução para os problemas deles. Nesse cenário, o conteúdo pode ser um grande diferencial para a sua marca. As grandes empresas dificilmente investem em blogs e produção de conteúdo focados em atração. Isso pode ser uma oportunidade para o seu negócio se apresentar como solução para o público. Muitas pessoas que compraram apoio para os pés, por exemplo, pesquisaram sobre dores nas costas. Por fim, muitos empreendedores pensam que rankear é difícil, mas essa tarefa pode ser mais simples do que eles imaginam. Isso porque os algoritmos do Google, as guidelines e as exigências de ranqueamento de sites têm o mesmo objetivo que qualquer empresa já deveria ter com seus sites: apresentar ao visitante o melhor resultado possível. Portanto, crie as melhores páginas, compare-as com o que a concorrência tem feito, veja o que o Google considera como referência e entregue um site irresistível para o seu consumidor. Com o tempo, até mesmo as palavras-chaves mais disputadas do mercado poderão estar a seu alcance. Como PMEs podem competir com gigantes do mercado pelo topo do Google

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