Locaweb Edição 127
29 // capa / 50 startups que brilharamem2022 // revista locaweb Fazenda Futuro A Fazenda Futuro é a primeira foodtech e lifestyle brand da América Latina voltada para a produção de carne à base de plantas. Com nenhum ingrediente de origem animal na composição de seus produtos, tem como diferencial a entrega de gosto, textura e suculência similares aos de uma carne de boi, porco, galinha ou peixe. “Por sermos preocupados com o índice de consumo de carne por parte da população e com a forma como o mundo se alimenta, é de extrema importância para nós a experiência que o consumidor tem com o produto. É a partir dela, e dos feedbacks compartilhados, que renovamos nossas tecnologias e melhoramos o portfólio”, explica Mariana Tunis, diretora de marketing da Fazenda Futuro. Prova disso é que a fórmula do Futuro Burger, primeiro produto da marca, já está em sua terceira versão, sendo considerado o hambúrguer com menos sódio em toda a categoria. O portfólio da empresa conta ainda com mais nove itens e já está presente em 30 países. Televets Em junho deste ano, o Conselho Federal de Medicina Veterinária (CFMV) aprovou a regulamentação que permite a execução da telemedicina veterinária no país. A primeira empresa a receber autorização do órgão para a prática em território nacional foi a Televets. A startup oferece atendimento 24 horas, sete dias por semana, para qualquer região do Brasil. Na teleorientação, os veterinários podem sanar dúvidas e ajudar os tutores sobre diversos temas, como saúde, nutrição e comportamento. “Acredito que a aprovação da telemedicina é um avanço para o setor de saúde pet. Esse é um tema importante e que precisa ser disseminado, pois os animais se tornaram parte das famílias. Com isso, é natural que as pessoas busquem formas atualizadas e mais simplificadas de manter o cuidado com seus bichinhos de estimação”, enfatiza Vinicius Meyer, fundador e CEO da Televets. Além de facilitar o atendimento, a empresa visa democratizar o acesso a informações que devem vir de fontes confiáveis, mas que, muitas vezes, acabam sendo repassadas pela internet de maneira incorreta e negligente. Food To Save Baseada no modelo europeu da Too Good To Go, a Food to Save é uma foodtech que nasceu para reduzir o desperdício de alimentos no Brasil. Por isso, ela ajuda estabelecimentos como padarias, hortifrutis e restaurantes a vender os produtos que sobram no dia, estão fora do padrão estético ou estão chegando ao prazo de validade, mas ainda são excelentes para o consumo. Para isso, os estabelecimentos selecionam os itens excedentes para a montagem de Sacolas Surpresa (divididas nas categorias Salgado, Doce ou Misto) e disponibilizam o resgate delas na plataforma da Food To Save. A partir daí, o usuário escolhe um local e o tipo de sacola que deseja e compra os produtos com até 70% de desconto. Com esse método, a foodtech já salvou mais de 500 toneladas de alimentos que seriam desperdiçados. Diante de seu potencial e impacto social, econômico e ambiental, a startup tem atraído o olhar do mercado. Em 2022, o negócio captou um pré-seed de R$ 1,3 milhão de 272 investidores emmenos de 24 horas, por meio da plataforma CapTable. Meses depois, foi selecionada pelo programa Além, da Ambev, para passar por um processo de aceleração.
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