Locaweb Edição 127
// revista locaweb 27 // capa Rentbrella A Rentbrella é um serviço de guarda-chuvas compartilhados. O usuário checa no app qual é a estação de compartilhamento mais próxima, retira o objeto, e depois devolve-o em qualquer máquina espalhada pela cidade. Entre outras possibilidades, a startup também é um negócio de mídia e patrocínio, permitindo que as marcas estampem tanto sombrinhas quanto máquinas. Nascida em São Paulo, se espalhou pelo mundo com rapidez. Este ano, a empresa conquistou a centésima estação de compartilhamento em Nova Iorque (EUA) e lançou o produto em Londres, na Inglaterra. Em 2023, o plano de expansão continuará a todo vapor. "Recebemos diariamente pedidos de pessoas em países como China, Índia, México e Irlanda. A mensuração desse interesse, combinada a uma série de fatores específicos, nos informa as novas cidades que receberão as estações de compartilhamento", conta Nathan Janovich, fundador da Rentbrella. "Mais do que tecnologia, temos a sustentabilidade como valor-guia. Por isso, pensamos em um ciclo sustentável no qual os guarda-chuvas são inteiramente feitos a partir de garrafas pets recicladas. Quando um deles chega ao fim de sua vida útil, separamos o tecido, que se transforma em bolsas, estojos e nécessaires doados para ONGs, creches e escolas. Já as estruturas dão origem a novos guarda-chuvas", explica o fundador. "Acreditamos e investimos em um futuro no qual a mobilidade é sustentável." Tembici A maior startup de micromobilidade da América Latina (com presença no Brasil, no Chile, na Argentina e na Colômbia) focou seus investimentos em expansão e tecnologia, com o objetivo de ampliar a presença de bicicletas elétricas nas cidades. "O aumento de mais de 28% das viagens nos países em que atuamos evidencia que o uso de bicicletas não é um movimento temporário", afirma Tomás Martins, CEO da Tembici. "As pessoas estão entendendo que, além de sustentáveis e econômicas, elas são o meio de transporte mais eficaz em diversos trajetos do dia a dia", diz. Esse panorama culminou na renovação da parceria com o Itaú Unibanco, patrocinador do Bike Itaú, por mais 10 anos. Com isso, a projeção é ampliar em 50% o número de bikes no sistema latino-americano. Inclusive, atualmente, a Tembici é responsável por 72% da oferta desses equipamentos na América Latina. Para 2023, o objetivo da startup é não apenas transformar as cidades e a forma como as pessoas se deslocam, mas também se tornar referência como empresa responsável e socialmente preocupada, dentro do processo de transformação da mobilidade urbana. "Acreditamos que a inovação pavimenta o caminho para o futuro. Afinal, foi ela que sempre moveu a humanidade rumo a lugares melhores, mesmo (ou principalmente) durante as crises mais difíceis", destaca Tomás. "Além disso, trabalhar com propósito é o que aproxima as parcerias certas para vencer os desafios. Foi assim que conseguimos criar uma empresa que alcançou essa posição de liderança."
Made with FlippingBook
RkJQdWJsaXNoZXIy Mzk0Njg=