Locaweb Edição 127
26 // capa / 50 startups que brilharamem2022 // revista locaweb @revistalocaweb Buser Desde 2016, a Buser vem trabalhando para popularizar as viagens de ônibus por aplicativo no Brasil. No momento, atua em parceria commais de 300 empresas do segmento – sejam de fretamento, sejam viações que partem de rodoviárias – e leva, por dia, uma média de 20 mil passageiros para mais de 500 destinos no país. Neste ano, a startup expandiu as vendas para novos canais, integrando reservas por WhatsApp, parcerias com agências de viagens, ofertas de pacotes (transporte + hospedagem) e programas de afiliados. “Tudo isso foi feito para incrementar nosso faturamento e alcançar públicos que vão além do aplicativo e do site. Hoje, esses novos meios já representam quase 20% da nossa receita”, conta Marcelo Vasconcellos, CEO da Buser. Para 2023, a proposta é diversificar ainda mais os serviços oferecidos, visando maior democratização do transporte rodoviário. “Para nós, é muito importante usar a inovação para levar mais opções de viagem aos brasileiros e acabar com o monopólio no setor, que é altamente concentrado e fechado. Quanto mais concorrência, melhor”, conclui o profissional. MOBILIDADE Kovi Especializada na locação de carros para motoristas de aplicativo, a Kovi atua commodelos usados que retornam às montadoras quando os clientes dessas empresas decidem trocar de veículo. A partir disso, a startup fecha valores de aluguel diretamente com as parceiras (Renault, Volkswagen e Toyota, até o momento ) e disponibiliza o carro para os usuários. No ano passado, a Kovi recebeu seu segundo aporte. A rodada série B captou US$ 100 milhões e foi liderada pelo fundo Valor Capital Group, que já investiu em negócios como Buser, Descomplica e Loft. A Prosus Ventures entrou como colíder. Desde então, o montante vem sendo usado para atingir dois objetivos principais: o primeiro é alcançar pessoas físicas que não querem ter dor de cabeça para financiar um carro; o segundo, por sua vez, envolve expandir globalmente. Atualmente, a startup marca presença nas capitais brasileiras e no México. Emmédia, tem 40 milhões de quilômetros rodados todos os meses. Speedbird Aero Em janeiro, a Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC) concedeu a primeira autorização para delivery com drones no Brasil. A permissão foi obtida pela operadora Speedbird Aero. A empresa atua de ponta a ponta no modelo de Drone as a Service. Então, ela é responsável não apenas pela fabricação, mas também pela operação, certificação, segurança e manutenção dos veículos aéreos não tripulados. O serviço é capaz de transportar e entregar alimentos, bebidas, medicamentos e diversos outros produtos para uso comercial, industrial e de saúde. “Para 2023, parte das expectativas está relacionada ao contínuo crescimento e à expansão do drone delivery. Esperamos resultados nas operações logísticas, integradas com commodais terrestres em vários setores”, projeta Manoel Coelho, cofundador e CEO da Speedbird Aero.
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