Locaweb Edição 127
25 // capa / 50 startups que brilharamem2022 // revista locaweb Hortify De acordo com dados do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea), o agronegócio brasileiro fechou o primeiro semestre com superávit de US$ 71,2 bilhões – crescimento de 32,3% frente ao mesmo período do ano anterior. Apesar de sua representatividade, o setor ainda carece de soluções tecnológicas, principalmente as voltadas para a hortifruticultura – e é justamente essa lacuna que a Hortify quer preencher. Na prática, a plataforma reúne dados de produção, mão de obra, estoque e financeiro de forma mais intuitiva para o produtor. Tudo isso é integrado com algoritmos inteligentes que auxiliam a tomada de decisão. “O objetivo para o próximo ano é ser referência no setor. Quando um produtor quiser gerir melhor seu negócio e ter todas as ferramentas para se tornar um empresário rural, fazer notas, ter rastreabilidade e entender seus custos e ganhos, nós queremos ser o primeiro nome que vem à cabeça. Assim, esse agricultor poderá se consolidar cada vez mais na cultura com a qual trabalha e ser capaz de crescer, fazer investimentos e aumentar produtividade e lucratividade ao lado da Hortify”, conta Nelson Jr., sócio-fundador da Hortify. Piipee A cada acionamento, uma descarga gasta entre 10 e 14 litros de água. Os dados da Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo (Sabesp) apontam, ainda, que, emmédia, 42% do consumo diário do Sistema Cantareira serve apenas para abastecer vasos sanitários. Com o propósito de combater o desperdício desse recurso natural e finito, surgiu a Piipee. O produto ecofriendly atua nas características físico-químicas da urina, eliminando odores, alterando a coloração e higienizando o vaso sanitário sem a necessidade de usar água. “Nosso principal objetivo é mudar o comportamento das pessoas. A partir do momento em que elas entendem a proposta do Piipee, e tomam a decisão consciente de usá-lo, passam a ter um novo olhar sobre a maneira como consomem os recursos naturais do planeta”, comenta Ezequiel Vedana da Rosa, fundador e CEO da Piipee. Desde 2015, mais de 65 milhões de litros de água foram economizados pelos mais de 200 mil clientes da startup. Solinftec Especializada em soluções que fornecem insights em tempo real para agricultores, a Solinftec ajuda empresários do campo a aumentar a eficiência do negócio e a assertividade na tomada de decisões sem deixar a sustentabilidade de lado. O Solix Ag Robotics é o primeiro robô brasileiro para monitoramento de lavouras integrado com a plataforma de inteligência artificial ALICE AI. Lançado em 2022, o sistema permite reduzir substancialmente o uso de defensivos e fertilizantes, além de colaborar para a agricultura de baixo carbono. “Ao longo de 15 anos de história, nos tornamos muito mais do que uma agtech. Hoje, somos uma empresa que desenvolve soluções tecnológicas em parceria com o produtor, colocando-o sempre na posição de protagonista”, diz Emerson Marcelo Crepaldi, COO da Solinftec. “A estreita relação que temos com o cliente é o nosso grande diferencial, é o que permite que nos destaquemos no mercado. As pessoas reconhecem os benefícios permanentes da adoção das nossas tecnologias e das assessorias dadas pelo nosso time”, completa. Além de continuar desenvolvendo soluções que exploram tecnologias de ponta, a startup quer estar presente em diferentes perfis de propriedades rurais, oferecendo sistemas tanto para os pequenos produtores como para as grandes fazendas.
Made with FlippingBook
RkJQdWJsaXNoZXIy Mzk0Njg=