Locaweb Edição 126

// revista locaweb @revistalocaweb 40 // reportagem / projeções para 2023 Ferramenta do Google A nova internet DISPONIBILIZADO EM POUCOS PAÍSES, WEB STORIES É INDICADO PARA QUEM QUER ATRAIR CONSUMIDOR MOBILE EMPREENDEDORES DEVEM FICAR DE OLHO NO DESENROLAR DA WEB3 E EM COMO ISSO PODE AFETAR A DINÂMICA ONLINE ATUAL W eb Stories é um recurso presente dentro do Google Discover, seção mobile que traz sugestões de leitura de acordo com as preferências do usuário. Por meio dele, as PMEs podem veicular anúncios de tela inteira que usem imagens, vídeos, animações ou até mesmo uma combinação de todos esses elementos. O britânico Gavin Wood, cofundador da Ethereum, criou o termo Web3. Trata-se da próxima geração da internet, que busca descentralizar o controle mantido pelas grandes companhias. A ideia é substituir os servidores centrais pelas redes de computadores peer-to-peer, em um amplo banco de dados distribuído e compartilhado. “A Meta, por “Os Web Stories são controlados exclusivamente pelo criador. Isso significa que os editores podem decidir por quanto tempo manter um conteúdo disponível e onde compartilhá-lo na web. Além disso, os empreendedores retêm 100% de qualquer receita gerada com anúncios ou links afiliados”, comenta Maudy Tadeu Pedrão, supervisor e consultor de SEO. exemplo, é poderosíssima. Se Mark Zuckerberg quiser decidir quem será o presidente de determinado país, ele pode mexer uns pauzinhos no algoritmo e conseguir. Inclusive, já vimos isso acontecer com o escândalo da Cambridge Analytica, nas eleições de Donald Trump. Com isso, as pessoas começaram a ficar preocupadas, afinal, há muito poder nas mãos de poucos indivíduos”, ressalta Renato Melo, professor da Escola Superior de Administração, Marketing e Comunicação de Santos (ESAMC Santos). Segundo o especialista, no próximo ano, haverá uma grande consolidação da Web3, com algumas plataformas voltadas para ela e tentando substituir o que se tem hoje. Por isso, a dica é que as PMEs participem de comunidades descentralizadas dentro de seus nichos de atuação. Apesar de estar no mercado desde 2020, o recurso ainda é pouco usado. Até porque só está disponível no Brasil, nos Estados Unidos e na Índia – mas o Google já tem planos de expansão. Para o especialista, no entanto, quem começar a adotá-lo em 2023 ainda tem chances de largar na frente e ganhar espaço.

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