Locaweb Edição 126

// revista locaweb 35 // reportagem / projeções para 2023 “Existem dois tipos de cookies. O cookie direto é quando o internauta acessa um site, e a empresa pede autorização para colocar um cookie no seu computador. O de terceiros, por sua vez, é quando uma marca parceira daquela página instala um cookie sem a permissão do usuário. Isto é, por conta de um acordo entre as partes, uma companhia que você não acessou, não conhece, e com a qual não teve contato, passa a usufruir dos seus dados pessoais. É isso que vai mudar”, explica Renato Melo, professor da Escola Superior de Administração, Marketing e Comunicação de Santos (ESAMC Santos). De forma resumida, com o fim dos cookies de terceiros, as empresas vão passar a trabalhar apenas com os dados de quem teve contato direto com o site, e-commerce ou aplicativo – ou seja, a ferramenta em si não vai deixar de existir, mas sim a maneira como a coleta é feita hoje em dia. As informações sobre o usuário vão continuar a ser coletadas. Para Eleonora, esse movimento abre espaço para encontrar novas formas de interagir com o consumidor. “O que deveríamos discutir a partir de agora é como cultivar o melhor relacionamento com o cliente, pois, ao descobrir isso, você passa a entender a necessidade dele, sem precisar saber por onde ele navega”, aponta. Entre as alternativas encontradas pela especialista está a maior interação nas redes sociais, por exemplo. de interações, podem realizar a migração completa até o mês de outubro. “Uma dica preciosa é que as empresas já comecem a utilizar o GA4, mesmo que continuem trabalhando com o atual. Também é importante verificar onde ficarão hospedados os dados da companhia e, se for o caso, baseá-los na nuvem, para que não haja perda quando o Universal deixar de existir”, aponta Luciana Rossi Cotrim, coordenadora da pós- graduação em Comunicação e Estratégias Digitais nas organizações do Senac EAD. Fim dos cookies A nova era de dados também culmina com o fim dos cookies de terceiros. Inicialmente previsto para 2022 e depois adiado para 2023, o encerramento do suporte pelo Google ficará só para 2024 – até o momento. Uma dica preciosa é que as empresas já comecem a utilizar o GA4, mesmo que continuem trabalhando com o atual '' Luciana Rossi Cotrim , das organizações do Senac EAD

RkJQdWJsaXNoZXIy Mzk0Njg=