Locaweb Edição 126
31 // capa / vendas de fimde ano // revista locaweb Pronto para começar? D aniel Bender, head de performance da Webjump, revela um checklist básico a que as pequenas e médias empresas devem atentar para oferecer um site com experiência cumpridora durante as datas sazonais. Veja só: Planejamento e persona É preciso estar atento às tendências e sempre procurar fazer melhorias no site para promover uma boa jornada de compra. Uma estratégia bem simples, mas que promete resultados significativos nesse sentido, é o checklist. Coloque no papel tudo aquilo que você deseja com a data, o que pode dar muito certo e os problemas que podem surgir ao longo do caminho. Além disso, para que o planejamento seja certeiro, se faça a seguinte pergunta: quem é o meu público? Encontrando a resposta, você automaticamente saberá o que ele está buscando, e como sua loja pode proporcionar isso da melhor forma possível. Personalização É importante criar caminhos para direcionar o cliente dentro de um site. Por mais que a Black Friday seja uma tradição de longa data, ainda é necessário mostrar, de forma clara, onde é possível garantir as melhores ofertas. Crie atalhos e chamadas criativas, personalizando seu site especialmente para a data. Se possível, conte com um time de marketing para definir essas estratégias, pois elas podem gerar bons resultados e ajudar na fidelização de clientes. Organização O ambiente online desorganizado é um dos motivos que levam as pessoas a desistir de realizar compras em determinada loja. Comece separando os produtos por categorias e crie grupos dentro delas. Aposte em descrições, fotos e vídeos que mostrem todas as especificações do produto ou serviço. Invista também em um site simples e interativo, pois a poluição visual é um obstáculo muito comum, que faz com que o cliente deixe de finalizar a compra. Time preparado Ter uma equipe pronta para resolver qualquer problema durante os eventos sazonais também é uma forma de entregar um produto ou serviço de qualidade. Aposte na integração do seu time, mantenha o foco em fazer com que cada pessoa tenha conhecimento da importância da data trabalhada. Invista em reuniões para definição de estratégias e garanta alinhamento total. Desde a equipe de vendas até a de suporte técnico precisam estar alinhadas para não ocorrerem ruídos na comunicação. Segurança e transparência Investir em segurança é sempre uma boa forma de melhorar o desempenho do seu negócio. Sites seguros, e que sejam transparentes em relação ao uso de dados, são os mais procurados pelos usuários. Como mostra um estudo realizado pelo Reclame Aqui, mais de 88% dos consumidores estão preocupados com sua privacidade e segurança na internet. Sendo assim, tenha conhecimento a respeito da Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais (LGPD) e procure ser o mais sincero e transparente possível com o seu cliente.
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