Locaweb Edição 126

29 // capa / vendas de fimde ano // revista locaweb sucesso do pequeno ou médio empreendedor, não apenas nas datas sazonais, mas também diariamente, na rotina da loja virtual”, garante Éder. Black Friday x Natal Cássia, do Sebrae-SP, lembra que a Black Friday é uma data bastante racional. “O consumidor acompanha as empresas ao longo de semanas para escolher quais são mais confiáveis e quais têm os melhores preços. A decisão será dentro da lista daquelas que passarem mais segurança, e a vencedora será a que estiver com a melhor oferta”, conta. O Natal, por sua vez, é uma data mais emocional. “O que está decidido é o valor a ser gasto. As pessoas definem os presentes, mas estão abertas a novas sugestões e ideias dentro da mesma faixa de valor”, conta Cássia. “Aqui, o consumidor está buscando não apenas bons descontos, mas também boas experiências a custo acessível. A decisão será pela combinação produto mais atendimento.” Na hora de montar as estratégias, o empreendedor precisa compreender que cada data tem um apelo diferente. Daniel, head de performance da Webjump, reforça a ideia de que a Black Friday é considerada como “o melhor dia de compras do ano”, e o dinheiro para tal já estaria reservado. “Já no Natal, a data de entrega pode limitar as opções. Todo mundo quer as encomendas em casa até dia 24 de dezembro, e a mínima dúvida quanto a isso costuma impedir a venda.” passando pela possibilidade de rastreio da encomenda até a garantia de que ela vai chegar em perfeitas condições à casa do cliente. Os procedimentos de troca e devolução dos produtos também precisam estar muito claros. “A falta de definição da logística reversa pode ferir os direitos do consumidor e ocasionar processos jurídicos graves, além de manchar a reputação da loja”, alerta o CEO do Melhor Envio. Mas, para que tudo isso funcione, não se esqueça de que esse processo começa muito antes do clique no botão "comprar". O start vem da organização do estoque, especialmente em datas importantes como Black Friday e Natal. Sem esse cuidado, o e-commerce pode acabar vendendo produtos que não estão realmente disponíveis, o que vai frustrar o consumidor. “Todos esses cuidados são fundamentais para o Éder, do Melhor Envio, alerta que as lojas virtuais não podem se esquecer de planejar a logística reversa, pois ela será importante para vender sem o risco de ferir os direitos do consumidor

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