Locaweb Edição 126

28 // capa / vendas de fimde ano // revista locaweb @revistalocaweb “Além disso, a entrega se tornou ponto primordial na percepção do cliente sobre uma loja virtual. Tanto é que boa parte das reclamações feitas nas semanas seguintes à Black Friday são relacionadas a atrasos no recebimento de pedidos." Com isso em mente, as PMEs devem trabalhar para criar uma estratégia de logística cumpridora. Segundo Éder, isso significa dispor de várias opções de frete, com prazos e valores acessíveis, atendendo às expectativas de diferentes perfis de consumidor. Essa combinação será determinante não só para fechar vendas, mas também para conseguir boas avaliações e maior fidelização. Segundo Cássia, a logística tende a ter maior eficiência quando o empreendedor sabe para quais regiões vende mais. Depois, a partir disso, negocia com os parceiros gestões de entrega diferenciadas para cada trecho. “Se uma empresa sabe que a maior parte das vendas está na cidade X, por exemplo, ela pode contratar um operador logístico local, reduzindo custo e prazo de entrega”, conta a consultora do Sebrae-SP. Aqui, a dica é deixar os Correios e as outras grandes empresas do setor para a logística voltada aos clientes mais distantes. Dessa forma, é possível oferecer condições mais atrativas para compradores locais e garantir boas vendas na própria região. É importante, ainda, que o planejamento logístico seja muito bem definido do início ao fim – isto é, que comece com as opções de prazo, Uma mãozinha do Google Estudar e se atualizar é o segredo para qualquer pequena e média empresa que almeje o sucesso. Nesse sentido, o site Think With Google pode ser uma fonte de informação de qualidade para embasar estratégias de negócio dentro e fora das datas sazonais e mais importantes para o comércio. Além de ter à disposição as ferramentas do Google em um só lugar, no site é possível descobrir dados, insights e inspirações a respeito de tendências de consumo, estratégias de marketing, tecnologia e muito mais. O episódio 30 do podcast "Commerce Connections On Air by Google", por exemplo, publicado em outubro, discutiu como as marcas podem se preparar para aproveitar a Black Friday 2022 ao máximo.

RkJQdWJsaXNoZXIy Mzk0Njg=