Locaweb Edição 126
27 // capa / vendas de fimde ano // revista locaweb recomenda o analista de marketing de produtos da Locaweb. Por último, um dos pontos-chave nessa estratégia é nada mais nada menos que o bom senso na utilização da ferramenta. É preciso, por exemplo, assumir uma periodicidade de envio adequada, alinhada aos dias e horários nos quais os clientes preferem receber e-mails. A frequência também é importante, mas aqui não há resposta certa – ela virá daquela análise dos desejos da sua base de contatos. “Além da estratégia de e-mail, a presença nos mais diversos canais é importante para se destacar em meio a tantas ofertas e alcançar o consumidor”, diz Rodrigo. Não apenas o e-commerce, mas também as redes sociais e o blog devem estar preparados com a mesma linguagem e com o uso de Calls to Action (CTAs) fáceis e objetivos, facilitando a conversão. Entrega dos sonhos As compras de fim de ano estão diretamente relacionadas a uma grande expectativa em recebê-las. Seja porque se trata de um produto ansiado por meses, seja por se tratar de um presente de Natal, por exemplo, a data de entrega da encomenda passa a ser tão influente quanto o preço. “Com o crescimento do e-commerce, o consumidor desenvolveu a necessidade de ter o item em mãos de forma rápida e barata”, aponta Éder Medeiros, CEO e fundador do Melhor Envio. para que a audiência fique informada e à espera das ofertas. “Essa é uma boa saída para não depender somente dos altos preços praticados no leilão de ads, principalmente na última semana do mês”, diz o fundador do GS2 Marketing Digital. Quem já vem construindo essa lista ao longo do ano tem ainda mais vantagens frente aos concorrentes. “Pensando na jornada do cliente com a marca e seus produtos, o e-mail marketing se consolidou como uma excelente vitrine para apresentar promoções e vantagens exclusivas para os contatos que já compraram da empresa alguma vez, visando fidelizá-los”, diz Giovanni. Outra alternativa muito promissora é usar gatilhos mentais, como “indique o produto para "x" pessoas e ganhe um brinde ou desconto”, que também levam ao aumento da base de clientes. Independentemente do objetivo (captar, reter ou fidelizar), quando o assunto é e-mail marketing, o mais importante é desenvolver uma estratégia de comunicação eficiente. Afinal, Giovanni lembra que a grande vantagem desse formato é a interação mais próxima e direta com o consumidor. Para fazer da maneira correta, porém, é imprescindível saber, de verdade, quem é o seu cliente, o que desperta seu interesse na marca, qual é a linguagem que ele mais gosta de ver nas mensagens. “Conheça a sua base de modo a se conectar com ela e proporcionar a melhor experiência possível”,
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