Locaweb Edição 125

34 // reportagem / marketplace de serviço // revista locaweb @revistalocaweb Primeiro passo Para as empresas que buscam fornecedores, um dos pontos primordiais é encontrar as plataformas mais especializadas nas áreas profissionais demandadas. Normalmente, os pedidos de cotação para os prestadores de serviço são gratuitos, então, é possível fazer boas avaliações e comparações sem gastar nada. Nesse processo, Gislayne, da We Do Logos, recomenda que o empreendedor também já tenha muito bem- estruturado o escopo e o orçamento disponível para cada necessidade. Segundo ela, isso vai facilitar tanto a busca quanto a negociação, já que você vai saber exatamente dentro de qual janela de valores pode transacionar com os profissionais. Para as empresas que queiram usar esse canal como uma fonte de faturamento, a dica de selecionar os marketplaces mais condizentes com o seu perfil e segmento de atuação também é crucial – independentemente se tem estratégia B2B, B2C ou B2B2C. A partir daí, Alexandre, da oHub, explica que será preciso entender o funcionamento de cada site, analisar as formas de cobrança e se existe comprometimento de tempo, além de checar as garantias oferecidas em termos de qualidade de oportunidades. “Depois, é só começar a usar e buscar maneiras de ter maior destaque nos resultados, para gerar ainda mais negócios.” Se você tiver pouca ou nenhuma experiência nesse universo, a dica do consultor do Sebrae-SP é criar uma boa estratégia de precificação. Alexandre, da oHub, destaca que é possível encontrar prestadores com diferentes perfis em qualidade, conhecimento e orçamento “Inicialmente, considere trabalhar por um preço um pouco menor do que gostaria, para conseguir atrair mais clientes”, sugere. "Assim, você vai construindo a reputação da sua empresa no marketplace e, com o tempo, poderá começar a adequar seus valores.” Caminho sem volta Não é segredo que, com a pandemia de covid-19, a economia digital explodiu, e – por bem ou por mal – mais pessoas começaram a atuar como freelancers. Somadas a isso, as mudanças nas expectativas relacionadas ao ambiente e às condições de trabalho empurraram a sociedade para um contexto no qual a liberdade e a flexibilidade têm falado mais alto. A partir desse movimento, é natural que os marketplaces contem cada vez mais com excelentes profissionais, prontos para contratar e fornecer serviços, em especial, às PMEs. Eduardo, do Sebrae-SP, aponta que o principal benefício desse tipo de plataforma é encontrar tudo o que procura em um só lugar

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