Locaweb Edição 125
32 // reportagem / marketplace de serviço // revista locaweb @revistalocaweb Trato feito? É importante destacar que um dos pontos- chave do marketplace de serviços é que, mais do que uma ferramenta para negociação, ele é um ambiente de contratação. Quando aumentar a equipe interna é inviável, procurar profissionais por meio desse tipo de plataforma se mostra uma solução rápida e prática para aumentar a produtividade do negócio. Eduardo Gomide, gestor de inovação do Sebrae-SP em Ribeirão Preto, conta que uma das principais vantagens desse modelo é a praticidade de encontrar em um só lugar todos os serviços de que precisa. Com isso, a busca exige menor esforço e tempo. Em complemento, os marketplaces oferecem uma grande diversidade de profissionais em todos os sentidos. “É possível achar prestadores com diferentes perfis não apenas em qualidade e áreas de conhecimento, mas também em orçamento e proximidade geográfica. Por isso, todo tipo de cliente poderá encontrar o fornecedor ideal”, garante Alexandre. A oHub, por exemplo, busca acompanhar o ciclo de vida das empresas. No Hub do Empreendedor, Alexandre conta que estão os serviços para negócios em formação ou recém-abertos, contemplando fornecedores relacionados a aspectos legais, marketing e espaço físico. O Hub Terceirização, por sua vez, reúne profissionais para contratantes que precisem se tornar mais eficientes terceirizando atividades de facilities, administração, finanças e tecnologia. Além desse tipo de praticidade, o modelo de marketplace de serviços também é extremamente vantajoso quando se pensa em segurança de ponta a ponta. Gislayne Araripe, CEO da We Do Logos, conta que, mais do que pagamento seguro, diretamente pelo site, o contratante tem acesso a um histórico de entregas e à reputação do prestador, antes de contratar. “Assim, as pequenas e médias empresas conseguem realizar investimentos de forma otimizada e commaior garantia de sucesso, sem a necessidade de montar ou ampliar equipes internas”, conta Gislayne. Além disso, tampouco vão precisar se preocupar com os custos de INSS, férias e todas as outras burocracias relacionadas à contratação de um funcionário. Com isso, a negociação direta com um fornecedor se mostra uma maneira muito efetiva de diminuir custos ou aumentar o faturamento. Na We Do Logos, os empreendedores conseguem encontrar redatores para criar o nome da empresa, designers para logotipo e identidade visual, escritórios de advocacia para registro de marca, entre outros profissionais, com contratações à distância de poucos cliques. A proposta do marketplace de serviços é justamente permitir que as micro, pequenas e médias empresas foquem demandas mais urgentes, enquanto a plataforma cuida do resto. Seguindo na lista de vantagens desse tipo de dinâmica, o consultor do Sebrae-SP também aponta a competitividade de preços, atrelada à qualidade do trabalho prestado. “O grande volume de profissionais e a variedade de serviços nesses ecossistemas aguçam a concorrência. Isso ajuda a reduzir os valores dos orçamentos e a aumentar a garantia de um bom atendimento, graças às recomendações de quem já contratou”, explica. Segundo Gislayne, da We Do Logos, nos marketplaces de serviço, as PMEs podem fazer investimentos de maneira otimizada e commaior garantia de sucesso
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