Locaweb Edição 125
29 // capa / educação corporativa // revista locaweb ser aplicadas nesse sentido – de acordo com a trilha de conhecimento prédefinida. Entre elas, a flipped- classroom, o ensino híbrido, o EAD sob demanda e as aulas online ao vivo. Em conjunto, o material acadêmico terá papel determinante na construção de um curso que realmente engaje os alunos – e gere receita. O formato desse conteúdo deve ser definido juntamente com a metodologia e a trilha de aprendizagem. Entre as principais opções estão a gamificação, os materiais complementares, como PDFs e exercícios, e muitos outros. Porém, independentemente dessa escolha, o ponto crucial é a produção de conteúdo autêntico. De acordo com Alexandre, mesmo que o seu produto já exista no mercado, tenha muita concorrência e o nicho já esteja bem explorado, esse é o momento de focar o seu diferencial. Com isso definido, escolha um Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA) que ofereça infraestrutura para a demanda e os diferentes formatos de material, e que permita escalabilidade. “Por fim, é sempre bom lembrar que o comprador é seu melhor aliado – até porque o 'boca a boca' influenciará a divulgação do produto”, diz o diretor global de desenvolvimento de negócios da Hotmart. A recomendação, então, é levar os feedbacks e dados de compra muito a sério, escutar o cliente e identificar possíveis pontos de melhoria. Esse trabalho será a peça-chave para trazer novos compradores e reter os atuais com novas ofertas. direciona a mensagem”, explica Mateus. Para isso, será essencial conhecer seu perfil, seu público e sua persona para ser mais assertivo e ter um projeto EAD de sucesso. Na sequência, a forma na qual o conhecimento será transmitido também é uma das principais etapas na construção dessa experiência. O CEO da Sambatech aponta que existem diversas metodologias que podem Creative Economy No livro "The Creative Economy" (2001), John Howkins define Economia Criativa como o conjunto de atividades que têm a criatividade e o capital intelectual como matéria-prima para criação, produção e distribuição de bens e serviços. De acordo com o Influencer Marketing Hub, o mercado da Economia Criativa está estimado em cerca de U$104,2 bilhões, com trajetória de crescimento substancial equivalente à da Gig Economy (relacionada aos empregos alternativos). “Não estamos falando de uma tendência, mas de um ecossistema que está sendo criado para trazer oportunidades a todos os que queiram fazer parte dessa economia”, garante Alexandre Abramo, diretor geral de desenvolvimento de negócios da Hotmart, plataforma de ensino a distância. um investimento de entrada bastante baixo. "Você pode começar de casa, por meio de um celular ou computador, e com um Produto Mínimo Viável (MVP), aperfeiçoando seu produto conforme ele cresce ou você cria outros.” Mãos à obra “Assim como em qualquer negócio, o primeiro passo é saber o que você quer comunicar e para quem Alexandre, da Hotmart, garante que as PMEs podem começar a oferecer conteúdo educacional com um investimento de entrada baixíssimo
Made with FlippingBook
RkJQdWJsaXNoZXIy Mzk0Njg=