Locaweb Edição 125
20 // memória / jbl // revista locaweb @revistalocaweb ganhou o nome de James B. Lansing Sound. Foi somente em 1955 que a empresa adotou a sigla JBL, que faz referência às iniciais de seu fundador. “Hoje, a marca é conhecida, principalmente, pela fabricação de caixas de som, fones de ouvido e alto- falantes. Ela é uma das líderes mundiais no desenvolvimento de produtos para automóveis, empresas e uso doméstico”, diz Luciano Sasso, vice- presidente de vendas & marketing da unidade de negócios de consumer audio da América do Sul da Harman, grupo responsável pela JBL e que foi adquirido pela Samsung em 2017. Fazendo história A trajetória da JBL se mistura com vários momentos históricos do cenário musical. Em 1969, por exemplo, os componentes de caixas de som da marca foram responsáveis pelo áudio do lendário festival de Woodstock. Em 1974, a companhia também foi essencial para o Luciano, da Harman, lembra que a JBL já foi protagonista de eventos importantes, como os festivais de Woodstock (1969), Coachella (2010) e Tomorrowland (2017) ver o Papa Bento XVI, em 2005, também utilizou um enorme sistema de som JBL VerTec e JBL VRX. Nos anos seguintes, a marca foi ainda protagonista de eventos como Coachella Festival (2010) e Tomorrowland (2017). A produção de caixas de som e fones para o público em geral também seguiu a todo vapor. Em 2017, a JBL utilizou a tecnologia de conexão Bluetooth para reproduzir uma faixa simultaneamente emmil speakers modelo Flip 4. O feito se tornou um recorde e entrou para o Guinness Book. “Com inovação, pioneirismo e qualidade superior sempre como nossos objetivos principais, temos certeza de que ainda há muito por vir”, comenta Luciano. “Continuaremos projetando novas soluções para melhorar as experiências dos consumidores, simplificando a maneira como as pessoas interagem com a tecnologia e conectando-as com o mundo a seu redor." Reconhecida pela indústria Em 2002, os engenheiros da JBL receberam importantes prêmios concedidos pela Motion Picture Academy. As homenagens realizadas pela instituição são conhecidas como uma espécie de Oscar dos avanços científicos e técnicos da indústria artística. Foi nessa mesma época, inclusive, que a empresa passou a fornecer os equipamentos de áudio usados nos shows dos Super Bowls. Três anos depois, a empresa foi premiada com um Grammy Técnico pela Academia Nacional de Artes e Ciências da Gravação. Sua história com a premiação musical continuou ao longo dos anos, já que, em 2010, a JBL se tornou a patrocinadora oficial da organização e do evento. desenvolvimento do maior e mais alto sistema de som já montado, com 54 mil watts de potência. A tecnologia foi utilizada no Cal Jam Festival, evento que reuniu apresentações de bandas como Deep Purple e Earth, Wind & Fire. A Jornada Mundial da Juventude, que reuniu mais de ummilhão de pessoas para
Made with FlippingBook
RkJQdWJsaXNoZXIy Mzk0Njg=