Locaweb Edição 124

38 // reportagem / atendimento via chatbot // revista locaweb @revistalocaweb um chatbot para sanar as principais dúvidas e ajudar nossos usuários a aprender como extrair valor da nossa ferramenta”, conta Fernando Xavier, CEO da BuscaJuris. “De fevereiro a julho deste ano, fizemos mais de mil atendimentos sem necessidade nenhuma de interação humana, e outros 800 contatos iniciaram pelo chatbot e, depois, foram encaminhados para uma pessoa da equipe dar prosseguimento para solucionar dúvidas ou questões mais específicas.” Implementação no site O processo de implementação do chatbot e seus respectivos custos variam de empresa para empresa, podendo depender de fatores relacionados ao estágio em que a companhia se encontra em termos de relacionamento com o cliente e automatização de etapas. Hoje, entretanto, as PMEs contam com soluções acessíveis e simples de ser implementadas. “As dificuldades estão mais relacionadas com a questão da experiência do usuário do que com a habilidade técnica em si. Tanto que, em alguns casos, os chatbots podem até mesmo ser aplicados sem a ajuda de um profissional especializado”, ressalta Rogério, da Covenant. É o caso do serviço oferecido pela Octadesk. A plataforma integra os principais canais de atendimento do mercado em um único lugar e permite que os clientes sejam recepcionados por um robô. “Para implementar nosso chatbot, basta que a empresa tenha acesso às configurações do site, para poder adicionar um código da plataforma dentro dele”, explica o cofundador da ferramenta. Valores começam em R$ 59 por mês – saiba mais em www.octadesk.com. Para as empresas que estão iniciando esse tipo de comunicação, é válido começar pequeno, escolhendo um setor específico para ser atendido com a ajuda do robô. Pode ser vendas, suporte, marketing ou outro. A franquia Turquesa Esmalteria, por exemplo, adicionou um chatbot à área “Quero ser um franqueado”, para responder especificamente às dúvidas dos possíveis candidatos. “Todas as informações já estavam no site, Fizemos questão de ter um chatbot para sanar dúvidas e ajudar o usuário a extrair valor da nossa ferramenta '' Fernando Xavier , CEO da BuscaJuris

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