Locaweb Edição 124
37 // reportagem / atendimento via chatbot // revista locaweb Em seguida, entram as questões elaboradas considerando todas as particularidades da empresa. Por fim, é importante que o bot preveja a finalização do atendimento e envie uma mensagem de despedida. Caso possível, peça para que o cliente avalie o suporte, não somente indicando de uma a cinco estrelas, mas também com espaço para que a pessoa possa escrever sugestões de melhoria. Antes de disponibilizá- lo ao público, no entanto, o chatbot precisa passar por testes para identificar possíveis problemas durante o atendimento. Essas avaliações devem ser feitas, preferencialmente, com pessoas que representam o perfil de clientes da empresa. Uma vez concluído todo esse planejamento, é importante continuar fazendo pesquisas e entrevistas com clientes para atualizar as respostas. De acordo com Clau, a periodicidade vai depender do fluxo de conversas e das novidades lançadas pela empresa. “Normalmente, quatro vezes ao ano é suficiente. Mas já vi companhias precisarem de revisões uma vez por semana”, destaca. A BuscaJuris, empresa de tecnologia jurídica que permite aos advogados realizar pesquisas de jurisprudência com aplicação de inteligência artificial, consulta seus mais de 40 mil usuários regularmente, em busca de atualizações. “Desde o lançamento da plataforma, em 2021, fizemos questão de ter com base no conteúdo que foi elaborado a partir dos questionamentos dos clientes”, indica Jhonatan. De forma geral, o bate- papo costuma seguir uma estrutura, começando com perguntas básicas, a exemplo de nome, CPF e número de celular do cliente, além de informar dados sobre a própria empresa, como endereço, horário de atendimento e telefone. “O óbvio precisa ser dito. Vivemos em uma sociedade que não tem tempo e não presta atenção em detalhes”, alerta Clau Boaventura, diretora de comunicação da Associação Brasileira de Agentes Digitais (ABRADi). O que começou com um fluxograma de respostas automatizadas, hoje, já tem inteligência artificial '' Clau Boaventura , diretora de comunicação da ABRADi
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