Locaweb Edição 124
36 // reportagem / atendimento via chatbot // revista locaweb @revistalocaweb Dessa forma, os humanos podem focar as demandas de relacionamento e o trabalho mais estratégico e complexo. Com isso, a empresa conseguirá otimizar o tempo de sua equipe e distribuir novas tarefas, que poderão, inclusive, resultar em colaboradores mais motivados”, aponta Leandro Ueda, cofundador da Octadesk, software do Grupo Locaweb que centraliza conversas com clientes. Segundo Jhonatan, a empresa que aposta em chatbot conta com o benefício de possuir uma ferramenta capaz de impulsionar a captação de novos clientes e de analisar dados de interações para identificar pontos de melhoria, além de reduzir custos que antes eram direcionados ao suporte e atendimento de consumidores. Em relação ao último ponto, o especialista da FIPECAFI aproveita para adiantar que a tecnologia não vai roubar o emprego dos humanos – ainda bem! “De fato, o avanço dos chatbots suprimiu uma quantidade expressiva de cargos relacionados ao atendimento. Por outro lado, abriu vagas especializadas no desenvolvimento dessas aplicações”, informa. Na prática O funcionamento do chatbot é idêntico independentemente da empresa. Isso porque, basicamente, o robô faz perguntas predefinidas aos visitantes e oferece respostas prontas. Cada interação com o usuário gera uma nova De acordo com Leandro, da Octadesk, a tecnologia de chatbot se mostra uma boa alternativa para resolver questões repetitivas nos atendimentos via site sequência de perguntas e respostas. O que diferencia os serviços são as questões feitas, que devem usar como base o modelo de negócios da companhia, o nicho de atuação e demais variáveis que possam impactar o atendimento. Para descobrir quais são as perguntas ideais para seu chatbot, a dica é realizar um levantamento que vise encontrar as principais dúvidas relacionadas aos seus produtos e serviços. “As questões identificadas serão classificadas e estratificadas em uma árvore de decisão, com diferentes entradas e saídas, para que a tecnologia seja capaz de oferecer respostas adequadas,
Made with FlippingBook
RkJQdWJsaXNoZXIy Mzk0Njg=