Locaweb Edição 124

30 // capa / wordpress // revista locaweb @revistalocaweb E não é preciso ir muito longe. Essa tarefa pode ser feita diretamente no site da plataforma ou em outras páginas especializadas na internet. Assim, em poucos minutos, dá para ficar por dentro do que é um tema, como funciona um plugin, de qual maneira o WordPress é instalado e uma série de outros detalhes básicos. Essas informações são fundamentais para fazer boas escolhas no transcorrer da vida digital do seu negócio. O fato é que o WordPress foi um dos grandes responsáveis por mudar o jogo na internet. “Como quem trabalha com o ecossistema há mais de 10 anos, posso recomendá-lo como a melhor solução para as PMEs começarem a estabelecer ou melhorar sua presença no online”, destaca o especialista à frente da Alvaron. “É a opção mais barata e ágil, tem mais portabilidade e é mais rica em funcionalidades que a maioria das concorrentes. Por isso, tem uma relação custo- benefício que, atualmente, é imbatível”, reitera. Para o futuro, há uma grande probabilidade de que o WordPress continue aumentando sua fatia de mercado, sendo responsável por rodar uma parcela ainda maior da web. Afinal, cada vez mais, seu gigantesco portfólio de recursos e sua política de segurança em constante atualização torna o ecossistema em uma escolha bastante consistente para empresas de todos os tamanhos. Tome nota Carol Kadix, especialista em WordPress e segurança da informação, com mais de 20 anos de desenvolvimento e gestão de sites, blogs e e-commerces, resume em quatro dicas básicas o caminho para as PMEs se darem bem na internet via WordPress. Confira: 1 Não fique apenas no papel ou muito preso ao planejamento, mas comece simples. Mantenha em mente as boas práticas de segurança e dê o primeiro passo, ao escolher uma hospedagem adequada para WordPress. 2 Prefira um tema gratuito. Sua empresa não precisa comprar nenhuma opção mirabolante, porque há milhares de boas ofertas sem custo algum. Isso sem falar que você pode pesquisar e experimentar dentro da própria ferramenta, dando início fácil à sua jornada. 3 Escrever é o recurso mais poderoso para o seu negócio, e o WordPress é um lugar incrível para isso. Conte sua história. Explique, de forma clara e objetiva, como seu negócio resolve um problema que o cliente possui, e vá estruturando tudo isso em páginas. 4 Não deixe seu site abandonado. Uma vez por semana, no mínimo, entre na administração e faça todas as atualizações que estiverem pendentes – não se esqueça de fazer um backup antes. O resultado virá mais rápido do que imagina.

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