Locaweb Edição 123

// revista locaweb @revistalocaweb 44 // reportagem / efeito cascata Dicas para se dar bem Quem deseja atuar como afiliado precisa entender que esse não é um trabalho que pode ser realizado esporadicamente. Se realmente quiser ter resultados, é necessário traçar uma estratégia de divulgação. “É importante criar diferentes canais de comunicação com seu público, nos quais você deve seguir todas as regras do manual da marca, que ensina o que pode ou não ser propagado”, aponta Ellen. O fato é que há várias maneiras de divulgar um produto ou serviço no online. O resultado positivo vai depender do que será vendido, das características da rede de relacionamento e até mesmo do feeling do afiliado. De forma geral, para Paulo, do Senac EAD, hoje, as redes sociais são o meio de vendas mais eficiente. “O Instagram é a mídia de melhor resultado, mas o Facebook também é importante. Do mesmo modo, o YouTube apresenta-se como referência na divulgação”, destaca. “Porém, como nos negócios digitais há grandes volatilidades, complexidades e incertezas, não se pode cravar que, nos próximos anos, as opções em alta ainda serão essas”, completa. Pensando no curto prazo, o especialista também recomenda o uso do WhatsApp. “No período da pandemia de covid-19, esse meio digital se mostrou relevante para empresas de vários estágios de desenvolvimento tecnológico, desde o pequeno varejo até as grandes multinacionais. Esse Relacionamento mútuo O marketing de afiliados é uma espécie de relacionamento. Para dar certo, responsabilidades devem ser estabelecidas nas duas pontas. Do lado do produtor, é essencial que ele passe todas as informações necessárias para o afiliado fazer a venda commais critério. “É importante dar o caminho, oferecendo treinamento ou ummanual completo que explique todos os detalhes do produto ou serviço, já levantando as principais dúvidas que podem aparecer”, informa a especialista em gestão de empresas digitais Ellen Salomão. Os afiliados, por sua vez, devem se dedicar ao trabalho de divulgação, seguir as orientações e regras do produtor, e estudar e conhecer o produto a fundo. Se os resultados de vendas forem satisfatórios, as PMEs podem chamar atenção do produtor e estreitar essa comunicação. “As empresas dão maior destaque para determinados parceiros, pois não adianta ter um time gigante se ele não se conecta com a marca”, alerta a especialista. Paulo, do Senac EAD, afirma que redes sociais como Instagram e YouTube são os meios de vendas mais eficientes dentro da estratégia de marketing de afiliados

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