Locaweb Edição 123

// revista locaweb 43 // reportagem / efeito cascata do produtor. “O histórico da companhia é muito importante. Verifique se existemmuitas reclamações, tanto do cliente que compra diretamente com a loja quanto dos afiliados que já trabalham com a marca. E lembre-se: apesar de você vender o produto de um terceiro, é o seu nome que está atrelado a ele”, alerta a especialista em gestão de empresas digitais Ellen Salomão. A dica de ouro para não errar nesse contexto é buscar ofertas em plataformas confiáveis e produtos sólidos no mercado. “Assim, evita-se o retrabalho de localizar novos itens pelo fato de o anterior ter parado de vender ou ser de má qualidade”, ressalta Guilherme, da Ticto. Ellen também indica que, se possível, o empreendedor teste o produto ou serviço antes de se tornar afiliado – para se certificar a respeito da qualidade. “Veja se ele realmente é bom, se cumpre o que promete. Também analise friamente toda a jornada de compra, entrega e suporte ao cliente. Se você não tiver uma experiência agradável como consumidor final, provavelmente não vai ser interessante se afiliar a essa empresa”, pontua. Além disso, é recomendável escolher companhias com suporte no Brasil – para tirar dúvidas e resolver problemas commaior facilidade – e, inicialmente, optar por poucos produtos, com valores não muito altos. “Vender apenas aquilo em que se acredita já é um ótimo caminho para começar e não cair em furadas”, afirma Guilherme. Lembre-se que, apesar de você vender o produto de um terceiro, é a sua marca que está atrelado a ele '' Ellen Salomão , especialista em gestão de empresas digitais Em relação às porcentagens aplicadas no mercado, vale dizer que os valores costumam variar de programa para programa. Normalmente, a comissão fica em torno de 30%, mas pode chegar a 50%. Em comparação a outras práticas de comissionamento disponíveis, as gratificações via afiliados costumam ser mais altas porque o produtor poupa o dinheiro que investiria em marketing, uma vez que a divulgação fica a cargo dos parceiros. Melhores escolhas Antes de se afiliar a algum programa, é importante observar certos pontos para fazer a escolha correta. Em primeiro lugar, deve-se procurar produtos e serviços que façam parte de nichos ou segmentos que tenham afinidade com o negócio da sua PME. Isso é o básico, assim como a certeza de que eles têm repercussão e aderência com o perfil da sua rede de relacionamentos. Uma vez encontradas as melhores opções, é hora de estudar a reputação

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