Locaweb Edição 123

33 // capa / atrair para converter // revista locaweb Entretanto, antes de começar essa jornada, o empreendedor precisa ser realista em um aspecto importante: grandes empresas não precisam se esforçar pelo clique, mas a realidade é diferente para as PMEs. Por isso, os pequenos e médios negócios devem trabalhar as redes sociais de forma séria e estratégica, para conquistar uma audiência à altura de seus esforços. Qual é a sua? Apesar de a presença nas redes sociais ser determinante, é importante parar, respirar e entender que isso não significa que a sua empresa precisa estar em todas elas. Liliane Ferrari, consultora de gestão e estrategista para negócios digitais, traz à tona as marcas que replicam automaticamente o mesmo post, apenas para estar em todos os canais. Segundo a especialista, o mais provável é que essa estratégia não crie engajamento em lugar nenhum. Muitas vezes, isso se deve ao fato de que o ideal é adequar o conteúdo para cada plataforma, porque, além de medidas e formatos, elas têm linguagens e público distintos. Por outro lado, é recomendável que, mesmo não utilizando o canal x ou y, a marca salve seu nome de usuário, para que um perfil não seja criado e usado por terceiros. Liliane destaca também que, hoje, o mundo vive uma obsessão pelo Instagram – assim como foi com o Facebook anos atrás –, mas recomenda ao empreendedor que reflita bastante antes de criar um perfil por lá. Afinal, Entenda e direcione "A estratégia trabalhada nas redes sociais pode ser parecida com a adotada em uma loja física, por exemplo. É preciso se dedicar à frequência de exposições e a demonstrações de qualidade, diferenciais e relevância dos conteúdos gerados", explica Camila Silveira, especialista em evolução empreendedora e marketing digital. Para isso, de acordo com ela, é fundamental ter fidelidade na construção e no entendimento do público-alvo. "Esqueça isso de 'falar com todo mundo', pois todo mundo não existe", ressalta Liliane Ferrari, consultora de gestão e estrategista para negócios digitais. Tenha em mente que essas plataformas já estão no ar há mais de uma década, período no qual uma forte concorrência se desenvolveu. "As pessoas também mudaram seu comportamento quando escolhem seguir uma empresa. Elas estão mais seletivas, evitando um feed muito poluído." Nesse cenário – que há muito não é mais novidade –, para uma empresa ver a sua audiência crescer, é imprescindível apostar na criatividade e romper o lugar- comum daquele padrão tipo propaganda. Em complemento a isso, o empreendedor precisa se dedicar a entender como o universo digital funciona, as principais técnicas que o envolvem, os famosos algoritmos e os principais pontos das linguagens verbal e visual que cada tipo de público pede.

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