Locaweb Edição 123

31 // capa / atrair para converter // revista locaweb Personalize tudo Na hora de fazer e-mail marketing, o empreendedor não pode deixar de lado a preocupação com o design. Afinal, depois de conquistar o clique, a mensagem precisa causar impacto visual capaz de manter o interesse do consumidor e levá-lo ao site. Para isso, é essencial que os e-mails sejam escaneáveis, isto é, capazes de transmitir a mensagem mesmo que o usuário dê apenas a famosa “olhadinha por cima”. Nessa estratégia, capriche nos títulos e use o recurso das Call to Action (CTAs) para destacar os pontos principais de comunicação e direcionamento. Para completar, distribua com coerência pelo layout os textos e outros elementos que deseje usar (imagens, vídeos, tabelas etc). Dessa forma, será possível priorizar aquilo que seja mais importante, sem bombardear o cliente com informações demais. essencial, mas aqui não há resposta certa. A melhor frequência pode ser desde um envio por dia até um a dois envios por semana”, aponta Giovanni. A recomendação, por sua vez, é encontrar um equilíbrio nos disparos. O ideal é não enviar muitos, a ponto de o cliente não se interessar mais ou ficar irritado com tantas mensagens, mas não enviar tão poucos, a ponto de o cliente se esquecer da sua marca. Tudo dentro da lei Quando a Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais (LGPD) entrou oficialmente em vigor, em agosto de 2021, o e-mail marketing sofreu uma de suas mudanças mais emblemáticas no Brasil. Com foco em controlar e fiscalizar a captação e a gestão de dados pessoais no país, a lei acendeu o alerta das empresas para evitar multas no âmbito das estratégias de marketing digital. Entre os principais compromissos que se tornaram obrigatórios está o ato de informar ao usuário, de maneira clara, para quais fins serão usadas as informações que ele está fornecendo. Além disso, ele precisa autorizar o uso – por meio de um opt-in inserido no formulário de contato. Contudo, essa é apenas a superfície da regulamentação. Também é fundamental que o empreendedor leia e entenda todos os detalhes da LGPD antes de começar a fazer e-mail marketing.

RkJQdWJsaXNoZXIy Mzk0Njg=