Locaweb Edição 123

30 // capa / atrair para converter // revista locaweb @revistalocaweb professor de Comportamento e Marketing Digital da ESPM. É muito importante que a empresa conheça o perfil de seus clientes em potencial para se comunicar da maneira e no momento corretos. Lembre-se que eles forneceram suas informações por vontade própria, o que já é um excelente primeiro passo. Com o consumidor aberto ao diálogo, o professor da ESPM recomenda que os empreendedores ouçam seus contatos. “Isso garante dados muito mais realistas, que poderão enriquecer a jornada e maximizar as chances de bons resultados”, afirma. Quando o assunto é conteúdo, por exemplo, tudo está muito relacionado a pertinência e benefício – por isso, ele é tão essencial para o e-mail marketing. “O empreendedor precisa tomar muito cuidado para não criar um material totalmente desconectado. Pergunte o que o cliente em potencial quer receber. Isso não é um problema. O errado é não questionar e fazer o oposto”, alerta Alexandre. Periodicidade e formato O perfil do cliente deve embasar a estratégia de comunicação como um todo, indo desde a maneira como a empresa se aproxima do consumidor até a linguagem adotada para tal. A partir daí, é hora de colocar a mão na massa, criar campanhas, testar templates e fazer a segmentação dos clientes. Vale destacar que o e-mail marketing abre espaço para os mais variados modelos de abordagem. Alexandre conta que alguns grupos gostam mais de textos ou de imagens, enquanto outros focam o impacto da informação em si. Mas isso, segundo o professor da ESPM, se aprende com o tempo. “Em um primeiro momento, pela audiência, o e-mail marketing que busca o clique é o mais importante. Por isso, não se esqueça de explorar o uso das Call to Action para chamar atenção”, explica o professor. O entendimento constante de seu público-alvo também será importante para direcionar as boas práticas de contato e a utilização das ferramentas. Esses pontos não devem ser subestimados ou ignorados, pois são essenciais para a retenção e a fidelização dos clientes. A periodicidade dos envios é uma dessas práticas, que exige a análise de em qual dia e horário os contatos preferem receber e-mails. “Além disso, a frequência é Para Alexandre, da ESPM, o segredo do e-mail marketing é manter uma base de dados limpa e organizada, entendendo quais tipos de conteúdo o cliente em potencial deseja receber

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