Locaweb Edição 123

29 // capa / atrair para converter // revista locaweb As estratégias de captação podem envolver as landing pages pop-ups, nas quais o visitante vai demonstrar o interesse de receber suas mensagens '' Giovanni Luz , analista de marketing de produtos da Locaweb Plano de ação O primeiro passo é construir sua lista de contatos. A melhor prática nesse sentido é fazer uso dos artifícios de captação. Giovanni destaca que esse é um ponto fundamental, pois vai gerar uma taxa de conversão muito boa, já que resultará em uma lista extremamente assertiva. “Essas estratégias de captação podem envolver landing pages pop-ups, por exemplo, nas quais o visitante demonstra o interesse em receber suas mensagens”, diz o analista de marketing de produtos da Locaweb. A produção de conteúdo exclusivo com download mediante fornecimento de e-mail também é um método supervantajoso. O mesmo vale para as newsletters informativas e a organização de sorteios, concursos e até competições online, entre outras possibilidades. Com a lista de contatos em construção, chega o momento de escolher uma boa ferramenta de e-mail para realizar os disparos. A dica é procurar uma alternativa que ofereça planos adequados à realidade do negócio, considerando quantidade de endereços e de envio, por exemplo, como é o caso do serviço da Locaweb. Depois, escolha um nome de remetente. Como dito antes, relacionamento é a chave. Então, um e-mail real e com domínio próprio será muito mais eficiente. “A partir daí, o segredo está em manter uma base de dados limpa e organizada”, aponta Alexandre Marquesi, despertar o interesse do consumidor na mensagem – e, claro, no produto ou serviço – que a sua empresa quer entregar. Tudo isso faz com que o e-mail marketing seja um grande instrumento para construir e fomentar o contato contínuo com sua audiência. “Esse cenário se reforça pelo fato de que a maioria das empresas que usam a ferramenta só envia mensagens para quem se inscreveu e cedeu dados para recebê-las”, explica Giovanni. O comportamento contribui para uma maior taxa de conversão ao final da jornada, pois sua marca estará em contato com quem já possui interesse no seu portfólio. Por outro lado, o e-mail marketing também pode ser uma faca de dois gumes. Afinal, há uma linha muito tênue entre disparar e-mails certeiros para aumentar as vendas e se tornar um estorvo para a caixa de entrada dos seus clientes em potencial. É por isso que a ferramenta exige muita atenção e estratégia.

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