Locaweb Edição 122

29 // capa / inspiração jovem // revista locaweb educação financeira. Informal e engraçadinha, a personagem constrói um vínculo de confiança com o usuário, enquanto acompanha e otimiza a relação dele com o dinheiro. Conte com os parceiros No papel, o novo rumo da Barkus parecia a todo vapor, mas a realidade mostrou- se um pouco mais dura. “Inicialmente, sentimos que estávamos nadando contra a maré, porque ninguém repercutia o assunto”, conta Marden. A solução para essa questão, por sua vez, veio por meio da parceria com instituições que tinham o desejo de conscientizar seus colaboradores e clientes sobre saúde financeira. Hoje, as empresas contratam a Iara com três propósitos. O primeiro deles é oferecê-la internamente, com o objetivo de resolver problemas financeiros dos colaboradores. Outro cenário está relacionado à educação de clientes atuais, para que produtos ou serviços sejammais bem aproveitados. O terceiro, por sua vez, leva a personagem à vitrine, com a intenção de que as pessoas se interessem por educação financeira de forma orgânica. Para o futuro, o plano da Barkus é democratizar o acesso não apenas à educação, mas também ao sistema financeiro de forma geral. Já do ponto de vista de negócio, a expectativa é chegar ao primeiro milhão em 2023. “Queremos continuar crescendo para garantir mais liberdade e segurança financeira para os brasileiros”, conta Bia. “Antes de pensar em startup, escala e tecnologia, o foco era educação. O objetivo era ter certeza de que nosso processo educacional estava funcionando e melhorando a vida de muita gente”, conta a CEO Bia. Um passo de cada vez Durante o processo de validação da metodologia, Bia e Marden tiveram a oportunidade de fazer uma palestra para os alunos de um colégio no Rio de Janeiro. Após o evento, a dupla recebeu um singelo cheque de R$ 40 como ajuda de custo, dinheiro que foi a virada de chave para os jovens empreendedores. Era a prova de que eles conseguiriam viver do seu propósito se encontrassem ummodelo e uma escala que fizesse sentido. “Costumo dizer que, apesar de ter seis anos, a Barkus morreu e nasceu várias vezes ao longo desse tempo”, destaca Marden, atual CTO da empresa. Segundo o empreendedor, a startup já criou vários produtos para públicos variados, apesar de ter se fortalecido dentro da grade horária de escolas particulares. Contudo, com a chegada da pandemia – e a consequente redução de atividade e orçamento dos colégios –, a Barkus precisou se reinventar novamente. Foi nesse momento que a tecnologia passou a integrar com maior força a operação da empresa, que encontrou no WhatsApp a solução para o período de distanciamento social. “Era uma forma acessível, fácil, personalizada e barata de chegar às pessoas”, lembra o cofundador. Hoje, o aplicativo de mensagens é o principal canal de trabalho da startup. Com base na união dos pilares intimidade e competência, a Barkus criou a Iara, um chatbot especialista em CTO da Barkus, Marden destaca que a empresa precisou se reinventar diversas vezes ao longo de seus seis anos de jornada

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