Locaweb Edição 121
36 // reportagem / a próxima geração de dados // revista locaweb @revistalocaweb especialista em tecnologia, inovação e tendências. Os usuários que contam com a versão gratuita do Universal Analytics, limitada a um consumo de 10 milhões de interações mensais, têm até julho de 2023 para se adaptar. Enquanto isso, os clientes do Analytics 360, modalidade paga e que dá direito a analisar 140 milhões de interações, devem realizar a migração até outubro do mesmo ano. Apesar do prazo elástico, restando ainda pouco mais de um ano pela frente, o recomendado é que as empresas não esperem até o último momento. Isso porque, embora as diferenças no layout sejam sutis, é necessário passar por uma nova curva de aprendizado. E mais: existem alguns processos que devem ser realizados para que o conteúdo presente na versão anterior não se perca. “O Google Analytics não vai voltar a ser o que era. Então, quanto antes você se preparar, melhor”, alerta o especialista em tecnologia. Principais mudanças A evolução da ferramenta do Google vem ao encontro das novas regras de privacidade, cookies e dados aplicadas em diversos países. No Brasil, por exemplo, a Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais (LGPD) entrou em vigor em 18 de setembro de 2020. A regulamentação visa estabelecer diretrizes para o tratamento de informações pessoais dos cidadãos – o que inclui a coleta de tráfego online. “O Google Analytics 4 está muito mais adaptado a essa dinâmica e passará por constante melhoria para cumprir novas demandas”, destaca Clau Boaventura, diretora de comunicação da Associação Brasileira de Agentes Digitais (ABRADi). Esse fator, contudo, está mais relacionado à parte teórica, não afetando tanto o responsável por coletar e analisar os dados. Nesse contexto, a principal mudança está no fato de que, agora, toda a mensuração passa a ser feita pelos chamados Eventos. O GA4 já vem com parâmetros automáticos, como número de visitas, visualizações de mídia, tempo de tela ou rolagem de página. Esses insights são identificados com ajuda de Inteligência Artificial e Machine Learning, mas também é possível criar seus próprios Eventos. “Entretanto, é importante ter em mente que as coletas são limitadas a apenas 500 por propriedade. Dessa forma, os sites que têm 250 páginas e 250 botões com Eventos aplicados serão atingidos”, explica Ygor Moreira, head de SEO da consultoria em marketing digital Web Estratégica. O Google Analytics 4 está muito mais adaptado à LGPD e passará por constante melhoria para cumprir novas demandas '' Clau Boaventura , diretora de comunicação da ABRADi
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