Locaweb Edição 121

30 // capa / emdestaque na vitrine // revista locaweb @revistalocaweb o retrabalho e aumentar a produtividade. O segundo ponto é a fidelização, que estimula o cliente a realizar o marketing espontâneo da empresa, por meio da recomendação para amigos e familiares. Esse comportamento contribui diretamente para o bom posicionamento da marca -no mercado. Por fim, o terceiro conceito é o diferencial oferecido. Willian, da Locaweb, explica que, para ter bons resultados, os negócios precisam enxergar além do produto. E isso significa, cada vez mais, oferecer a experiência que o usuário procura e espera das marcas com as quais deseja se relacionar. Otimize já! Outro entre os métodos mais conhecidos para melhorar o posicionamento nos motores de busca na internet é o Search Engine Optimization (SEO). Maudy Tadeu Pedrão, supervisor e consultor de SEO, explica que o conceito está relacionado à criação ou melhora do conteúdo de um site, para que ele responda às buscas de maneira satisfatória ao internauta. “Mais do que isso, a estratégia, quando bem aplicada, faz com que seu site seja a melhor resposta para as interações dos usuários no Google e em outros buscadores”, explica. Por isso, o SEO está relacionado diretamente ao conceito de UX. Afinal, ele vai muito além da parte visual da página e de seu desenvolvimento geral. Necessário e contínuo O SEO é fundamental para os pequenos e médios negócios, pois permite sustentar sites organicamente nos motores de busca, sem torná-los reféns das campanhas de anúncios pagos. “Ao adotar a estratégia, o empreendedor entende como deixar as páginas mais relevantes para que elas sejam consideradas as melhores opções de resposta em meio à concorrência”, explica Maudy Tadeu Pedrão, supervisor e consultor de SEO. Para isso, o especialista recomenda, ainda, que as PMEs invistam em uma hospedagem de boa qualidade. Afinal, essa escolha vai impactar de maneira direta o desempenho geral do site. Isso porque quanto mais rápido o usuário conseguir carregar uma página, melhor será sua experiência. E esse ponto é determinante para aumentar as conversões em venda. “Vale ressaltar que o processo de otimização de site é contínuo e permanece por um longo tempo”, salienta Maudy. Segundo o especialista, sempre haverá outras páginas nas quais o conteúdo precisará ser melhorado, assim como novas tecnologias que poderão ser implementadas para impactar positivamente o posicionamento e as vendas da empresa.

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