Locaweb Edição 121
27 // capa / emdestaque na vitrine // revista locaweb seja genérico – pode ser o melhor caminho para alguns empreendedores. “Não se esqueça de que o domínio é como as pessoas vão te conhecer na internet”, ressalta Nicole. Então, se a meta é desenvolver a marca, o ideal é que o consumidor se lembre da sua designação, e não apenas de termos relacionados. TLDs Com o nome definido, é hora de entender mais a respeito das TLDs (ou Top- Level Domain, em inglês), que são as terminações dos sites. É obrigatório escolher uma para o registro, mas ir além e contratar mais algumas pode ser uma boa estratégia para garantir que ninguém cadastre o mesmo domínio com outra terminação. Em nível internacional, a TLD mais usada na internet ainda é a tradicional .com. De acordo com a Statista, especialista em dados de mercado e de consumidores, cerca de 53,3% de todos os nomes de domínio no mundo usam a terminação. Apesar de ter nascido para identificar organizações comerciais, não há qualquer tipo de restrição para que os demais tipos de empresa adotem essa extensão. Os country code top-level domain (ccTLDs) também são bastante populares, pois representam o país com o qual o domínio está relacionado. Por isso, a terminação .com.br é uma das mais visadas no Brasil – já que ela dá ao site um ar 100% nacional. ao produto ou nicho à qual você deseja se alinhar. Nicole explica que essa abordagem oferece vantagens dentro da estratégia de posicionamento orgânico, mas a decisão precisa ser tomada de acordo com o objetivo da marca. Em muitos casos, apostar em um domínio "não EMD" – que usa o nome da empresa, mesmo que ele se ela já esteve relacionada a outro negócio no passado. Assim você garante que sua marca não fique associada a conteúdo adulto, proibido ou contextualizado de maneira equivocada pelo antigo dono. Você deve avaliar, ainda, se faz sentido o uso do chamado domínio EMD – que tem correspondência exata com a palavra-chave relacionada É fundamental que o negócio não só se posicione digitalmente, mas também ajude e conduza o cliente de maneira fácil e rápida em direção aos seus objetivos '' Felipe Correa , líder de UX/UI na Squadra Digital
Made with FlippingBook
RkJQdWJsaXNoZXIy Mzk0Njg=