Locaweb Edição 121

20 // memória / xiaomi // revista locaweb @revistalocaweb “As melhorias e a receptividade dos clientes foram tão boas que, no ano seguinte, a empresa decidiu fazer seu próprio smartphone, batizado de Mi 1, que chegou ao mercado com o MIUI e recursos avançados para a época”, explica Luciano Barbosa, head do projeto Xiaomi Brasil. “Depois, a marca apostou na fabricação de outros tipos de produtos, como as televisões, que são um sucesso absoluto na China”, completa. Em 2015, a companhia focou o desenvolvimento de equipamentos que mesclam Internet das Coisas (IoT) e Inteligência Artificial (IA) – categoria que ficou conhecida como AIoT –, e investiu no processo de internacionalização. Logo, os produtos começaram a ganhar ainda mais destaque no Ocidente, e, quatro anos depois, já eram vendidos em mais de 80 países. Luciano, da Xiaomi Brasil, destaca que a fabricante está em contato constante com os usuários para entregar soluções baseadas em feedbacks autênticos são mais de 400 produtos oferecidos no mercado nacional – já no cenário global, o número chega a 2.500. Próximos passos Ao longo dos anos, fatores como qualidade e recursos tecnológicos contribuíram para que os produtos Xiaomi conquistassem uma série de títulos globais. Em março de 2022, por exemplo, o smartphone Xiaomi 12 Pro foi eleito o celular Android mais rápido do mundo, segundo o aplicativo AnTuTu. A expectativa é que a companhia chinesa continue quebrando recordes e surpreendendo o público com seus dispositivos inovadores. “Nosso objetivo central é lançar novos produtos e facilitar a vida das pessoas por meio da tecnologia”, finaliza Luciano. DNA Xiaomi Luciano Barbosa, head do projeto Xiaomi Brasil, conta que, desde que a marca foi fundada, os donos conversam semanalmente com os consumidores por meio das redes sociais. Essa interação também é feita pelos times de criação e desenvolvimento, que buscam ouvir as necessidades do público para poder desenvolver e entregar soluções para os principais problemas. “Ao identificar que uma pessoa precisou baixar um aplicativo para abrir uma apresentação, por exemplo, a empresa opta por disponibilizar o app instalado de fábrica”, explica o executivo. “Esse DNA inovador vale para todos os produtos. As toalhas de banho e rosto da marca têm a maior absorção do mundo e se mantêm fofinhas durante anos. Já o guarda-chuva, além de abrir e fechar sozinho, não retém água e pode ser guardado em uma mochila sem molhar nada”, completa. Em 2019, a Xiaomi se instalou de vez no mercado brasileiro. Hoje, além das vendas online e no varejo, a empresa tem sete lojas físicas espalhadas pelo País. No total,

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