Locaweb Edição 121
10 // entrevista // revista locaweb @revistalocaweb Atualmente, como o Méqui se posiciona no universo digital? O McDonald’s é uma marca divertida e companheira, e isso se reflete em toda a comunicação. Nossa presença no online é pensada para transparecer essa leveza e esse bom humor. Por isso, de forma geral, as campanhas e interações buscam trazer um lado mais lúdico. Estamos sempre de olho nas conversas do momento e em como podemos aproveitar esses temas para engajar os fãs da marca. Valorizamos muito as oportunidades que nos permitem criar uma conexão genuína com o cliente e usamos as redes para ajudar a construir essa relação de proximidade com o público. O que é preciso levar em consideração na hora de compartilhar posts e interagir com o público na internet? Antes de decidirmos se vamos participar de uma conversa ou interagir com um determinado tema, avaliamos se faz sentido para a marca. O McDonald's preza por oferecer aos clientes bons momentos, então, procuramos participar de conversas que nos permitam destacar esse ponto de nossa persona e que sejam genuínas para a gente. Entender seu momento como marca e empresa, bem como conhecer profundamente seu público, é essencial para montar uma boa estratégia de interação nas redes. Quais são os tipos de postagens que mais engajam o público? Conteúdos que façam com que as pessoas se identifiquem com uma situação ou experiência tendem a trazer ótimas respostas para nós. As redes sociais, em sua essência, inspiram muito essa vontade dos usuários de compartilhar momentos, ideias e opiniões. Por isso, as postagens de marca precisam chamar a audiência para uma conversa que seja interessante, que faça parte de seu dia a dia ou que aborde um tema de interesse. Assim, muito mais do que apenas contar algo para seu público, você está convidando-o para integrar aquela narrativa. Quais dicas você dá para pequenos e médios empreendedores que querem se manter relevantes nas redes sociais? Nunca se esqueça de que seus clientes estão nas redes para socializar, e não para ver anúncios. Se a sua marca entender que ela tem a oportunidade de participar de conversas e momentos de entretenimento das pessoas, ela pode ser recompensada com um tipo de relacionamento que se encaminhe para as vendas. Nesse meio de comunicação, o segredo está em saber gerar um conteúdo que, ao mesmo tempo, seja legal para o consumidor e interessante para o negócio. Quais estratégias de marketing digital do McDonald's podem servir de inspiração para os pequenos e médios empreendedores brasileiros? Alguns princípios que seguimos aqui podem ser adotados por qualquer negócio. Usamos a tecnologia como um meio para conhecer mais os clientes e oferecer melhorias na interação. Com a devida autorização, capturamos informações para poder otimizar a experiência que eles têm conosco. As pessoas gostam de ser chamadas pelo nome e de ganhar algo no aniversário, por exemplo. Além disso, apreciam ainda mais quando antecipamos soluções, benefícios ou notícias. E fazemos isso falando a linguagem do público, de acordo com as características de cada canal. Nosso WhatsApp, por exemplo, não responde como um robô. Parece até que o Méqui é um contato da agenda. Investimos nessa interação para gerar identificação e proximidade com os consumidores. A ideia não é ganhar cliques, e sim o coração dos clientes. Como a marca pretende seguir investindo em marketing para continuar a criar campanhas memoráveis? Em um momento tão dinâmico quanto o que estamos vivendo, é preciso seguir olhando para todas as oportunidades de se relacionar com o cliente em real time. Tanto nas plataformas digitais, quanto nos momentos em que interagimos com o público em nossos restaurantes, nos eventos de que participamos ou nas ações que criamos. Queremos explorar diferentes maneiras de o consumidor vivenciar um momento Méqui, seja criando uma coleção de vestuário e decoração, como a Use Méqui (marca de itens com design inspirado em produtos icônicos), seja levando nossa operação para um dos maiores festivais de música do País, como fizemos no Lolla BR, em março deste ano.
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