Locaweb Edição 120
40 // reportagem / emque posso ajudá-lo? // revista locaweb @revistalocaweb As pessoas não caem mais nessa. Elas não FRQȴDP PDLV QHVVD YR] amiga, especialmente se o atendimento não resolver o problema”, diz a executiva. Sendo “experiência” uma questão tão subjetiva, é normal que o empreendedor se questione sobre como oferecer experiências personalizadas em um cenário com tantos canais e consumidores. A resposta está em conhecer o cliente, antecipar-se a ele e ouví-lo. ȊΖVVR SRVVLELOLWD LGHQWLȴFDU quais são suas reais necessidades, permitindo ao negócio ser resolutivo com muito mais assertividade e agilidade – além de gerar relações de longo prazo”, garante Eduardo. Busque entender onde seu público- DOYR RX VXD SHUVRQD HVW£ R que deseja e o que procura, construindo uma imagem muito clara de quem é. Um ponto muito negligenciado pelas empresas na tentativa de personalizar a experiência é o horário em que as pessoas mais entram em contato – e quais dúvidas ou problemas estas enfrentam quando isso é necessário. “A maior parte das questões que surgem ao longo do período de venda tem recorrência. São sempre as mesmas perguntas”, destaca Mahara. Segundo a head de marketing da Octadesk, esse é um bom caminho para começar, já que se trata de uma jornada customizada, mas que abrange uma grande quantidade de consumidores. “Se todas as VHPDQDV YRF¬ WHP GRV Estratégias a seu favor Atualmente, a personalização na internet é um dos grandes diferenciais do mercado. Um dos exemplos mais clássicos nesse sentido são plataformas de VWUHDPLQJ FRPR 1HWȵL[ H 6SRWLI\ QDV TXDLV R FDW£ORJR vai se adequando às preferências do usuário, com base em seu histórico de pesquisa e consumo. “Com LVVR Q¥R « ¢ WRD TXH HVVDV GXDV HPSUHVDV ȴGHOL]DP tão rapidamente seus respectivos públicos”, destaca Guilherme Rabello, product owner de tração orgânica na Surfe Digital, especialista em transformação digital de marketing-vendas. De acordo com Guilherme, os empreendedores podem SHUVRQDOL]DU D H[SHUL¬QFLD GH XVX£ULR HP GLIHUHQWHV Q¯YHLV e maneiras. Contudo, ele dá destaque para três delas: segmentação no e-mail marketing, web personalization e Account-Based Marketing (ABM). “A segmentação no e-mail marketing permite iniciar XP GL£ORJR HVSHF¯ȴFR FRP XPD EDVH GH FOLHQWHV RX OHDGV VHSDUDGRV SRU LQWHUHVVH RX £UHDV GH DWXD©¥Rȋ H[SOLFD R especialista. A web personalization, por sua vez, é uma solução para quem quer entregar páginas personalizadas para os visitantes, de acordo com comportamentos DQWHULRUHV RX UHJL¥R JHRJU£ȴFD HP TXH DFHVVDP R VLWH Já o Account-Based Marketing (ABM), um pouco mais avançado, envolve ações de marketing altamente personalizadas. De acordo com o especialista da Surfe 'LJLWDO HODV V¥R IRFDGDV HP FRQYHUVDU FRP FRQWDV HVSHF¯ȴFDV e, a partir daí, entregar soluções únicas para essas pessoas. De acordo com Mahara, prever e automatizar as soluções de problemas pode favorecer a experiência do cliente
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