Locaweb Edição 120

29 // capa / visões do empreendedorismo // revista locaweb Tendências chinesas TRAY APONTA QUE A TRANSFORMAÇÃO DO VAREJO BRASILEIRO NÃO ENVOLVE, NECESSARIAMENTE, METAVERSO E DRONES, MAS OS APRENDIZADOS DO PAÍS ASIÁTICO N os últimos anos, a China vem se tornando uma potência do varejo digital. Sozinho, o país responde SRU PDLV GH GH WRGRV os pedidos online feitos no mundo, segundo dados da Trade International Administration. Outro número expressivo é que a nação asiática é a primeira no planeta a ter o e-commerce maior que o comércio físico. De acordo com a eMarketer, as vendas YLUWXDLV UHSUHVHQWDUDP do total em 2021. Neste ano, a H[SHFWDWLYD « DOFDQ©DU RV O pulo do gato para essa transformação, no entanto, não envolve tendências inovadoras como metaverso e entregas com drones. A China simplesmente apostou na integração massiva do mundo RQOLQH FRP R RɞLQH Ȋ2 TXH RV FKLQHVHV ȴ]HUDP não foi nada tão tecnológico. Eles pegaram o que há de mais legal na experiência presencial, que é a questão do toque e do provar, e uniram ao melhor do digital, D H[HPSOR GD IDOWD GH ȴODV H D comodidade. Assim, a pessoa YDL DW« D ORMD GHȴQH R TXH quer, paga via QR Code e pode escolher sair com as sacolas ou receber os produtos em casa”, explica Thiago Mazeto, CEO da plataforma de e-commerce Tray. Por lá, inclusive, esse mecanismo não é exclusividade de grandes comércios. É possível encontrá-lo desde em mercadinhos de bairro até em shoppings, redes atacadistas e outlets de compras. Todos esses estabelecimentos estão conectados a aplicativos, principalmente, do Grupo Alibaba e da Tencent. De acordo com Thiago, esse tipo de integração começou a dar os primeiros passos no Brasil, mas ainda é raro encontrar lojas que unam o físico ao online. “Já temos a tecnologia necessária, pois não é algo complexo. A barreira está na cultura das pessoas”, dispara. Para o especialista, o passo que falta é a população sair da bolha. “A digitalização vai muito além do WhatsApp. A ideia é poder pagar a conta do restaurante da mesma forma que pagamos a corrida de Uber. É um movimento natural que aconteceu na China, foi para os Estados Unidos e vai chegar ao Brasil. Temos essa bola de cristal QDV P¥RVȋ ȴQDOL]D Para Thiago, a união do online FRP R RɞLQH QR %UDVLO GHSHQGH de uma mudança cultural

RkJQdWJsaXNoZXIy Mzk0Njg=