Locaweb Edição 120

// revista locaweb @revistalocaweb 28 // capa / visões do empreendedorismo Vender, vender, vender M istura de vídeos ao vivo com vendas online, a técnica chamada de Live Commerce surgiu na China e virou tendência ao redor do mundo em 2021. A estratégia, no entanto, não é uma grande novidade no mercado. A brasileira Shoptime, por exemplo, já fazia isso de IRUPD RɞLQH SHOD WHOHYLV¥R QD G«FDGD GH ( ¢ IUHQWH das câmeras, comandando o programa, estava o carismático Ciro Bottini. +£ DQRV QR PXQGR GDV YHQGDV Ȃ VHQGR GHOHV passados na Shoptime –, Bottini aponta que muitas técnicas comerciais usadas antigamente continuam em vigência. Entre elas, está a de que a melhor comunicação deve ser leve, animada e informal, mas ainda assim técnica. “Tem que existir um equilíbrio. Você precisa conhecer cada detalhe do produto ou serviço, mas deve trabalhar apenas cinco ou seis pontos altamente relevantes durante a argumentação de vendas. E é fundamental CIRO BOTTINI TRAÇA PARALELO ENTRE AS SIMILARIDADES DE COMERCIALIZAR UM PRODUTO OU SERVIÇO PELA TELEVISÃO E PELA INTERNET que esses destaques sejam comunicados com entusiasmo e revisitados o tempo todo”, aponta. O especialista lembra também que, seja na televisão, seja na internet, raramente o consumidor vai estar atento durante toda a transmissão. Por isso, é importante insistir nos pontos positivos. Nesse contexto, também vale fazer XVR GH FDOO WR DFWLRQ &7$ como “COMPRE AGORA” ou “ACESSE JÁ”. “Misturada a gatilhos de escassez ou urgência, essa tática traz UHVXOWDGR LQVWDQW¤QHRȋ DȴUPD Além da parte teórica, Bottini ressalta que é importante trabalhar o emocional para encantar o cliente. “O papel GR YHQGHGRU RX LQȵXHQFLDGRU é fazer a conversão, o fechamento da venda. Para isso, deve criar uma conexão com quem está do outro lado da tela, explorando suas habilidades de relacionamento.” Proprietário de bordões memoráveis – a exemplo de “compre, compre, compre” e “Bottini, Bottini”, com aquela voz EHP ȴQLQKD Ȃ DV GLFDV GDGDV pelo vendedor são baseadas em sua própria trajetória de erros e acertos ao longo das últimas décadas. “A verdade é que eu deveria estar no *XLQQHVV :RUOG 5HFRUGV OLYUR GRV UHFRUGHV SRLV M£ SDVVHL muitas horas vendendo”, brinca. Ciro destaca o papel e a LPSRUW¤QFLD GR LQȵXHQFLDGRU para a conversão da venda

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