Locaweb Edição 119

22 // memória / méliuz // revista locaweb @revistalocaweb realmente bom para o usuário. E foi assim que nasceu o Méliuz. À época, o grande diferencial da startup era permitir que os usuários recebessem valores de cashback diretamente em suas contas correntes ou poupanças. “Hoje, mais de 10 anos depois, nossa base supera os 22 milhões de usuários. Todos eles podem comprar, e receber dinheiro de volta nos maiores e melhores e-commerces do Brasil”, conta Lucas Marques, COO e sócio do Méliuz. “Com o novo aplicativo que lançamos, o público também tem acesso a serviços financeiros, a exemplo de conta digital gratuita, cartão de crédito e débito, compra e venda de bitcoins e muito mais. Tudo para criar uma experiência de compra cada vez mais fluida e vantajosa”, completa. Muita história para contar Lucas explica que, apesar de ser uma marca jovem, o Méliuz tem muita história para contar. Em 2012, a empresa foi uma das Lucas lembra que o Méliuz nasceu da frustração com os programas de fidelidade no Brasil e, hoje, oferece não apenas cashback, mas também serviços financeiros 100 companhias escolhidas para o projeto Startup Chile, o que culminou em um investimento inicial importante, além de muito aprendizado. Durante seis meses, os fundadores tiveram a oportunidade de viver uma rotina de mentorias e trocas com outros empreendedores. Em 2013, após a temporada no Chile, a empresa retornou a Belo Horizonte (MG) e abriu seu primeiro escritório. O local era um apartamento alugado pela família do Ofli, onde seis pessoas trabalhavam espalhadas pelos corredores e quartos. Alguns anos depois, em 2016, o aplicativo do Méliuz, que já foi um dos seis apps de compra favoritos dos brasileiros, de acordo com a Kantar IBOPE Media, teve sua primeira versão lançada. Sempre em busca de inovar e crescer, a empresa entrou no mercado de serviços financeiros em 2019, com o lançamento de um cartão de crédito co-branded, que oferecia cashback em todas as compras do usuário. No final de 2021, a startup abriu uma lista de espera para análise de crédito prioritária referente ao novo cartão de crédito Méliuz, que hoje conta com mais de 700 mil inscritos. “Também lançamos um novo app, que está disponível para parte da nossa base de usuários e será gradativamente liberado para todos. Ele vai integrar os serviços de shopping e a vida financeira dos usuários de forma simples e vantajosa”, finaliza Lucas. IPO e expansão Em 2020, o Méliuz realizou seu IPO e se tornou uma das startups brasileiras pioneiras a abrir capital na bolsa de valores. No ano seguinte, a companhia comprou o Picodi, plataforma internacional de comércio eletrônico que reúne cupons de descontos e códigos promocionais, e deu início a um processo de internacionalização – atualmente, ela está presente emmais de 40 países. “Também adquirimos a Acesso Bank, que ampliou nossa capacidade de oferta de serviços financeiros, bem como as marcas Melhor Plano, Alter e Muambator que, junto ao iDinheiro, formam o grupo Cash3”, diz Lucas Marques, COO e sócio do Méliuz.

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