Locaweb Edição 117
34 // reportagem / wordpress // revista locaweb @revistalocaweb Isabella, da Locaweb, recomenda ficar atento às atualizações e executar na medida certa as compressões de imagens, evitando assim o acúmulo de arquivos muito pesados Mesmo com todo esse potencial, o WP não está livre de, se mal trabalhado, oferecer uma operação lenta. “Como a rapidez é praticamente uma lei na internet, tanto no quesito técnico quanto na experiência do usuário, vale a pena dominar o sistema em busca de melhores resultados”, comenta Carolina Chaim, webdesigner, especialista em WP e fundadora da Tchen!. Esse fator é fundamental para quem tem um negócio online, já que a velocidade de carregamento das páginas, hoje, está diretamente ligada à indexação orgânica de conteúdo pelo Google. Por isso, é imprescindível trabalhar para que o seu site esteja sempre a todo vapor. Reformas gerais Hugo Calixto, desenvolvedor web e profissional de SEO, ressalta que o WP está em constante desenvolvimento. "O sistema de gestão de conteúdo tem que ser dinâmico para permitir que pessoas sem conhecimento técnico possam criar e gerenciar seus próprios sites", diz. Dentro desse contexto, existem diversos comportamentos básicos que devem ser adotados para ter páginas rápidas e de boa indexação. “A adoção de um número excessivo de plugins obsoletos, por exemplo, pode prejudicar o desempenho”, destaca Isabella. “Outros dois pontos importantíssimos são as atualizações do sistema, que devem estar sempre em dia, e a atenção à compressão de imagens, evitando arquivos muito pesados”, completa. Para quem não sabe por onde começar, o primeiro passo é escolher um servidor de hospedagem com planos especializados emWP, como os da Locaweb. A partir daí, Hugo recomenda a seleção (ou atualização) de um tema leve e rápido. A dica do especialista é estudar muito bem os layouts disponíveis antes de definir o modelo, analisando qual deles se adapta mais aos objetivos do negócio. Outro ponto essencial é fazer o melhor uso possível dos plugins, instalando apenas os que sejam, realmente, necessários. "Isso é importante, porque alguns deles acabam por consumir muita memória do servidor e inserir uma grande quantidade de scripts", alerta Carolina. Da mesma forma, deve-se evitar a instalação de muitos scripts externos (como chat, tags de conversão etc.) diretamente no site. "Uma dica é usar a ferramenta Tag Manager, do Google, para gerenciá-los, configurando- os para que o carregamento seja feito apenas conforme for preciso. Dessa forma, você terá apenas um script instalado", conta a especialista. Outra medida importante é fazer uma faxina de tempos em tempos no banco de dados. “Isso vale, principalmente, para quem tem sites de conteúdo e e-commerces, nos quais é normal haver certo acúmulo de ‘lixo’, por assim dizer”, aponta Fabio Lobo, webdesigner, desenvolvedor front-end e programador WordPress. De acordo com o especialista, o plugin
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