Locaweb Edição 117
31 // capa / o poder da influência // revista locaweb processo de contratação o mais profissional possível? O consentimento firmado via WhatsApp ou redes sociais já tem o poder de criar um vínculo entre influenciador e marca, podendo ser usado entre as partes em caso de não cumprimento de estipulações. Entretanto, para evitar problemas, a dica é elaborar um briefing contendo todas as informações necessárias para a divulgação da campanha, além de um contrato, que deve especificar de maneira clara as obrigações, a remuneração, as hipóteses de rescisão, entre outras questões. Isso dá maior segurança a ambos e pode evitar a necessidade de ingresso no judiciário. É recomendado contratar um advogado para elaborar o contrato? Sim. O advogado, como profissional capacitado, irá atuar de forma preventiva e orientativa, apontando pontos cegos que, muitas das vezes, ambas as partes não estão enxergando, evitando, dessa forma, problemas no futuro. Qual é o tipo de pagamento mais comum nesse tipo de campanha: dinheiro ou permuta? O mais comum é a permuta, pois surge a estratégia de que o “pagamento” ocorra por meio de uma troca que seja benéfica para ambas as partes, tanto para a necessidade da marca, quanto para a criação de conteúdo pelo influenciador. Em todo caso, é possível mudar o pagamento durante a prestação do serviço – desde que seja previamente acordado entre as partes, preferencialmente por escrito. Após o conteúdo ser postado, a empresa pode republicá-lo quantas vezes desejar? Isso vai depender do que foi acordado entre as partes e está previsto no contrato. Porém, na maior parte das vezes, o influenciador cede sua imagem apenas para determinado número de reproduções ou durante o tempo de vigência da campanha. Após o encerramento da ação, a marca deve retirar todo o material produzido pelo influenciador das mídias eletrônicas, sob pena de pagamento de multa. Se algum dado equivocado acabar sendo publicado, quem se responsabiliza pelo conteúdo: empresa ou influenciador? Se a marca forneceu todas as informações necessárias no briefing, para que o influenciador pudesse realizar a divulgação da forma correta, e ele o fez de maneira diversa ao que foi estipulado, a responsabilidade pelo conteúdo é dele. E se essa publicação causar algum prejuízo à imagem da empresa, é possível acionar a pessoa judicialmente, requerendo indenização em razão de eventuais perdas e danos.
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