Locaweb Edição 117

22 // capa / o poder da influência // revista locaweb @revistalocaweb “Os influenciadores estão ganhando mais credibilidade e alcançando públicos gigantescos graças à facilidade de criar conteúdos humanizados, que chamam atenção da audiência e, assim, encurtam a jornada de consumo. Quando os creators (criadores) indicam um produto ou serviço, é quase certo que a marca vai atingir seu público-alvo”, explica Felipe Oliva, CEO e cofundador da plataforma de marketing de influência Squid. Uma prova dessa mudança de mercado é que, atualmente, 71% das marcas brasileiras consideram o marketing de influência muito importante ou parte central da sua estratégia de negócios. Os dados são da consultoria YOUPIX. Na outra ponta, por sua vez, 84% das pessoas afirmam tomar decisões com base nas opiniões de influenciadores, segundo a empresa de pesquisas Nielsen. Esses números mostram que a tática é tendência e não só pode como também deve ser aproveitada pelas companhias – incluindo PMEs. Principais benefícios A maior vantagem ao trabalhar com marketing de influência está na aproximação com o público. Isso porque os criadores de conteúdo têm um canal direto com a comunidade. “Essa conexão torna muito mais fácil para as empresas terem acesso às expectativas dos consumidores. E isso é muito importante, pois as marcas entendem o que é de fato relevante para a audiência, podendo, assim, Segundo Felipe, da Squid, a conexão com o público é uma das maiores vantagens de trabalhar com marketing de influência Não confunda! O termo “marketing de influência” costuma aparecer ao lado de outros dois. São eles: Creator Economy e influência digital. Entretanto, é importante entender que os conceitos são diferentes, servindo apenas como complemento um do outro, e não como sinônimo. “Creator Economy é a atmosfera que abriga toda atividade de trabalho de um criador com uma marca. Marketing de influência, por sua vez, é a estratégia de divulgação em que as empresas utilizam-se do poder dos influenciadores para escalarem no mundo digital. Por fim, a influência digital é o tamanho da autoridade que determinada pessoa possui no universo online”, explica Flávio Muniz, professor do MBA em Marketing, Branding e Growth na PUCRS.

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