Locaweb Edição 116
39 // reportagem / growthmarketing // revista locaweb seria possível reduzir em 5% R FXVWR GH DTXLVL©¥Rȋ DȴUPD a especialista. Para quem achou pouco, Samira lembra que o Growth Marketing não é uma fórmula milagrosa de crescimento empresarial. Segundo ela, se uma equipe de marketing for capaz de melhorar em 5% o custo de aquisição de cliente, em 2% a taxa de conversão de uma página, em 3% a recorrência, em 1% o ticket médio, e assim por diante – por meio de testes e otimizações –, ao longo de 12 meses esse pacote irá gerar um grande impacto para a empresa. Maucir reforça essa ideia e destaca que, idealmente, investem-se, por exemplo, R$ 10 para gerar R$ 20. “O Growth Marketing, no entanto, tem o poder de alterar um detalhe, uma variável, que pode levar esse rendimento a R$ 21 – ou 5% do montante. Com alguns outros ajustes, ele pode ser elevado para R$ 22, o que já representa 10%, e assim por diante”, diz. Lembre-se de que você não precisa ser mestre em matemática ou estatística para achar gaps e oportunidades em um funil de vendas. “Comece, SRU H[HPSOR LGHQWLȴFDQGR a etapa com pior taxa de conversão e foque ações para melhorá-la”, diz Aleson. O especialista dá, ainda, o caminho das pedras e destaca algumas métricas básicas nesse sentido: Custo por Aquisição (CPA), Custo por Lead (CPL), Custo por Clique (CPC), Taxa de Conversão (CTR), Receita Recorrente Não vá sozinho! Diante do volume de dados, informações, métricas, mensurações e testes envolvidos na metodologia de Growth Marketing, é fundamental ter algumas tecnologias em mãos para dar conta do recado. Entre as mais básicas – e indispensáveis – estão uma ferramenta competente de automação de marketing, gerenciadores de campanhas, um sistema de Gestão de Relacionamento com o Cliente (CRM) e o Analytics do seu site. Entre os recursos essenciais, também vale muito a pena ter uma boa plataforma de plotagem de dados, como o Google Data Studio – que converte informações em painéis e relatórios informativos personalizados. Ele YDL DMXGDU EDVWDQWH QR DFRPSDQKDPHQWR GH PHWDV H QD geração de insights. “No mais, tudo pode variar de acordo com o propósito GD HPSUHVD 6H R REMHWLYR « DXPHQWDU R WU£IHJR GR VLWH SRU H[HPSOR « LPSRUWDQWH FRQWDU FRP SODWDIRUPDV como o Semrush ou uma opção similar para monitorar D LQGH[D©¥R RUJ¤QLFD H R SRVLFLRQDPHQWR DO«P GH acompanhar os principais concorrentes”, indica Samira Cardoso, cofundadora e CEO da agência digital Layer Up.
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