Locaweb Edição 116

Samira, da Layer Up, ressalta que à medida que as ações se WRUQDPPDLV HȴFLHQWHV FDL R investimento e cresce o retorno 38 // reportagem / growthmarketing // revista locaweb @revistalocaweb sobrepostas e entrelaçadas, de modo que movimentar qualquer uma delas pode impactar todas as outras”, compara Maucir. “Se você começar a usar o WhatsApp para centralizar seus contatos, por exemplo, terá mexido em uma vareta que tende a gerar um impacto enorme. E ele pode ir desde aumentar o controle da comunicação até auxiliar a empresa no cumprimento das exigências da LGPD (Lei Geral de Proteção de Dados)”, completa. Dentro desse processo de mensuração, testes e hipóteses exigido pelo Growth Marketing, Marcelo relembra a importância de não focar venda, mas retenção. “Mais do que os novos consumidores, não se esqueça de mensurar quem já era seu cliente e deixou de ser. Saiba qual foi o motivo e o momento em que isso aconteceu”, diz o especialista. O mesmo vale para as pessoas que sumiram e depois retornaram. Busque entender qual promoção ou abordagem as trouxe de volta. Retorno sobre o investimento Apesar de cada estratégia ser única dentro do Growth Marketing, há três grandes grupos de objetivos relacionados à metodologia de forma genérica e abrangente: vender mais para novos clientes, vender mais para clientes recorrentes e transformar clientes em promotores da marca. Para cada um deles, haverá um desdobramento de ações, e, para cada ação, diferentes dados para mensuração. “As métricas podem partir do volume de cliques no site, visitas, leads, taxa de conversão em uma página de venda, abertura de e-mail, recorrência e ticket médio, entre outras. Além disso, sempre haverá dimensões de recorte das informações”, explica Samira. Os parâmetros serão, por exemplo, os dados GHPRJU£ȴFRV GR XVX£ULR RX a etapa em que ele estiver no funil de vendas. A CEO da Layer Up dá um exemplo dessa combinação na prática. “Em um e-commerce de artigos de decoração, criamos uma campanha abrangente e vimos que o volume de conversão – isso é, a métrica – é maior entre mulheres acima de 35 anos – e aqui está a dimensão”. Com isso em mãos, é possível testar uma D©¥R HVSHF¯ȴFD VHJPHQWDGD apenas para pessoas dentro desse gênero e faixa etária. “A hipótese era que, com essa segmentação, em um mês,

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