Locaweb Edição 116
37 // reportagem / growthmarketing // revista locaweb A metodologia foca a redução de custos e recursos enquanto alavanca resultados e entregas. Por isso, é bastante democrática e indicada para PMEs '' Aleson Lopes , estrategista digital e growth hacker De acordo com Samira, a aplicação dessas ações conduz o negócio para o chamado marketing SUHGLWLYR ΖVVR VLJQLȴFD que as empresas podem prever comportamentos dos consumidores e o resultado das atividades antes mesmo do lançamento de uma campanha, por exemplo. “É justamente nesse ponto que conseguimos atingir o crescimento previsível e o alto desempenho em Growth Marketing”, explica a especialista. Ação e reação Com os pontos básicos esclarecidos, Aleson aponta que a metodologia deve ser colocada em prática em quatro etapas. As duas primeiras são essenciais e determinantes para o sucesso do plano de ação: analisar os dados em mãos por meio de ferramentas para encontrar oportunidades ou gaps e fazer um brainstorm com a equipe para chegar a boas hipóteses e ideias de melhorias. Na sequência, vem a chamada priorização de experimentos. “Nessa fase, é preciso saber quais ideias serão colocadas como prioridade, quais trarão o impacto mais positivo, qual é a mais simples, e qual é a mais provável de dar certo”, destaca o estrategista digital e growth hacker. Depois, ȴQDOPHQWH FKHJD D KRUD GH colocar a mão na massa e iniciar a execução dos testes – lembra-se da comparação com os cientistas? “O Growth Marketing é como um jogo de ‘pega varetas’, no qual elas são assertividade”, aponta a CEO da agência digital Layer Up. O último elemento do tripé do Marketing de Crescimento é o data-driven, conceito relacionado aos processos organizacionais orientados por dados. Essa dinâmica vai levar a equipe responsável a coletar e analisar informações de várias fontes internas e externas para otimizar a tomada de decisões.
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