Locaweb Edição 116

36 // reportagem / growthmarketing // revista locaweb @revistalocaweb AARRR! O funil de vendas tradicional é uma ferramenta extremamente conhecida dentro do universo do marketing digital. Por meio dele, é possível mapear a chamada jornada do cliente (topo, meio e fundo) e, D SDUWLU GD¯ GHȴQLU FRQWH¼GRV PDLV DVVHUWLYRV SDUD cada momento. $O«P GHOH H[LVWH R IXQLO SLUDWD XVDGR GHQWUR GR PDUNHWLQJ GH FUHVFLPHQWR &RP XP ROKDU HVSHF¯ȴFR HOH WUDEDOKD D MRUQDGD GR FRQVXPLGRU GH XPD PDQHLUD mais abrangente, focada não apenas em converter, mas também em retê-lo na base – e fazendo com que ele continue ativo, comprando. 2 QRPH GR FRQFHLWR HVW£ UHODFLRQDGR ¢V LQLFLDLV GH cada etapa desse funil, que são Aquisição, Ativação, Retenção, Referência e Receita (AARRR, sacou?). 'HPRFU£WLFR HOH SRGH VHU DGDSWDGR DR PRPHQWR H ¢ necessidade de cada empresa, sendo útil para negócios de qualquer tamanho ou segmento. “Com essa dinâmica alinhada ao Growth Marketing, você vai pensar no pós-geração do lead ou da compra”, GHVWDFD 0DUFHOR 7UHYLVDQL FKLHI PDUNHWLQJ RɝFHU GD Ζ%0 2 FRQVXPLGRU WHU£ HP P¥RV R SURGXWR HP TXH HVWDYD interessado, e, assim, a marca deve trabalhar para atuar daí para frente. “Sempre digo: carinho antes é interesse, FDULQKR GHSRLV « UHODFLRQDPHQWR 3ULPHLUR YRF¬ G£ a promoção e instiga a compra. Com a conversão, o REMHWLYR « ID]HU FRP TXH HOH FRQWLQXH QD VXD EDVH GH clientes”, recomenda. diretas e indiretas para novas compras, cujo resultado é o crescimento natural do Retorno Sobre o Investimento (ROI) das suas ações. Pontos-chave Para compreender o growth é preciso estar por dentro dos três elementos básicos da metodologia. Isso também é fundamental para atingir melhorias contínuas nos resultados das operações de marketing, vendas e ȴGHOL]D©¥R GH FOLHQWHV Nesse contexto, o primeiro elemento é a estratégia. “Não existe growth se o planejamento de marketing não estiver ‘setado’ para uma operação baseada em dados. Por isso, é preciso focar o objetivo e trabalhar as ações de forma tática para atingi-lo”, explica Samira. ΖVVR VLJQLȴFD QD SU£WLFD que você terá de trabalhar com ferramentas de coleta e interpretação de dados. Só assim terá o conjunto de metas e indicadores de desempenho que deverão ser acompanhados para validar e otimizar as ações em andamento. Após traçar um bom plano de ação, chega-se ao segundo elemento básico do growth: contar com uma equipe multidisciplinar para executar e gerir a operação. Ela, inclusive, precisa ser capaz de trabalhar a partir de e por meio de processos ágeis. “Dessa maneira, o time será capaz de acompanhar resultados para tomada de decisões rápidas, criando soluções que aumentem os resultados com muito mais velocidade, criatividade e

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