Locaweb Edição 116
35 // reportagem / growthmarketing // revista locaweb 5 passos para implementar o Growth Marketing em sua empresa 1 Estabeleça um objetivo: GHȴQLU XP DOYR FRPR YHQGHU ȴGHOL]DU RX UHWHU « SULPRUGLDO GHQWUR da metodologia de Growth Marketing. Isso vai permitir criar uma estratégia muito mais assertiva e focada, esclarecendo quais metas e indicadores devem VHU DFRPSDQKDGRV H DMXVWDGRV DR ORQJR GD FDPSDQKD GH DFRUGR FRP R REMHWLYR D VHU DWLQJLGR 2 Entenda seu público: use os dados internos e H[WHUQRV TXH YRF¬ WLYHU ¢ P¥R Ȃ FROHWDGRV HP ODQGLQJ pages e contatos diretos com a marca ou mesmo os GHPRJU£ȴFRV H GH J¬QHUR UHJLVWUDGRV HP VHX VLWH Ȃ SDUD conhecer o seu cliente. A consciência do que ele gosta e espera da sua marca e do seu produto vai permitir criar ações muito mais bem-sucedidas não apenas em vendas, mas tambpem em retenção, garantindo que ele continue a consumir da sua empresa por muito mais tempo. 3 Análise e mensuração: os dados são o ponto- chave do Growth Marketing. É a partir deles que você vai ter insights de como criar e otimizar ações. Por isso, é importante contar com ferramentas que deem uma mãozinha no processo. Busque recursos como os de automação de marketing, os gerenciadores de campanha e, especialmente, o analytics do seu site. Eles vão facilitar a visualização das informações e esclarecer qual é o melhor caminho que a sua estratégia deve seguir, assim como os pontos que precisam ser melhorados ou revistos. 4 Pequenas melhorias constantes: quando se faz Growth Marketing pela primeira vez, é importante FRPH©DU DRV SRXFRV (VFROKD R REMHWLYR PDLV importante para o seu negócio (atrair mais audiência, SRU H[HPSOR H WUDEDOKH SRXFDV PHWDV H D©·HV GH XPD só vez. Treine a equipe para responder rapidamente aos resultados. Com o tempo, o aprendizado desse processo VHU£ IXQGDPHQWDO SDUD DXPHQWDU R VXFHVVR GH VXDV estratégias futuras. 5 Mentalidade Growth: mais do que dados, métricas e testes, a metodologia deve ser uma cultura dentro das empresas. Por isso, o sucesso GD HVWUDW«JLD GHSHQGH GR O¯GHU H GR WLPH UHVSRQV£YHO terem uma mentalidade focada em crescimento. Isso vai ser fundamental para, mais do que obter resultados, aprender com eles e continuar a desenvolver o negócio de maneira constante. PHWRGRORJLD SHUPLWH LGHQWLȴFDU oportunidades de melhoria que contribuam para o desenvolvimento do negócio, a experimentação antes da tomada de decisão e, o mais importante, o aprendizado. “Quando se trabalha dentro do conceito, aprende-se até com os erros. Uma grande dose de conhecimento é acumulada a cada tentativa, o que faz com que a próxima etapa seja sempre mais assertiva”, explica. O melhor é que todo esse conhecimento pode ser absorvido sem a necessidade GH XP LQYHVWLPHQWR ȴQDQFHLUR expressivo. “A metodologia se baseia muito no pensamento lean, que tem como foco a redução de custos e recursos enquanto alavanca resultados e entregas. Por esse motivo, é bastante democrática e indicada para PMEs”, explica Aleson. Quando bem aplicado, o Growth Marketing favorece a economia de recursos ou o aumento de ganho no médio e no longo prazos. "À medida que são desenvolvidas D©·HV PDLV HȴFLHQWHV com maior capacidade de atenção, conversão, retenção H ȴGHOL]D©¥R GH FOLHQWHV naturalmente cai o investimento e cresce o retorno”, explica Samira Cardoso, cofundadora e CEO da agência digital Layer Up. Ao entender melhor o consumidor por meio das técnicas aplicadas, a tendência é que o custo de aquisição do cliente, por exemplo, seja reduzido. “Isso porque você LGHQWLȴFD FODUDPHQWH TXHP V¥R as personas que compram da sua empresa”, explica Marcelo. A consequência é o aumento da satisfação e das recomendações
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