Locaweb Edição 116
26 // reportagem / tiktok para PMEs // revista locaweb @revistalocaweb O crescimento rápido fez com que o ateliê precisasse se reestruturar para dar passos maiores dentro da plataforma. Assim, foi desenvolvida uma nova estratégia, que foca a retomada do mercado de casamentos – a pandemia de covid-19 fez o setor adiar 79% dos eventos sociais e deixar de faturar, ao menos, R$ 90 bilhões, segundo a Associação Brasileira de Eventos (Abrafesta). “Apesar de ser um jornada dura, é muito prazeroso quando a audiência reconhece sua proposta”, diz Gabriela. Aproveitar as hashtags (#), RV GHVDȴRV H DV P¼VLFDV TXH estão fazendo sucesso entre a comunidade é outra boa dica. “É importante explorar o que chamamos de ‘conteúdo quente’, aquilo que está em alta na mídia como um todo, como datas comemorativas e memes. Isso, inclusive, pode até ajudá-lo a fazer um viral (um vídeo que se multiplica organicamente)”, aponta Fátima Bana, mestre em comportamento do consumo digital e CEO da Rent a CMO. Como produzir Uma vez que público e tipo de conteúdo estão apresentados, está na hora de entender a parte prática do TikTok. De acordo com Clarissa, da Academia de TikTokers, as PMEs que estão começando a trabalhar com a rede social devem priorizar a produção de vídeos mais curtos, entre 15 e 30 segundos. “Em durações menores é possível testar diferentes estilos de abordagens e entender o que prende mais a atenção do público”, explica. Conteúdos educativos Para quem nunca mexeu no TikTok e precisa de ajuda para dar os primeiros passos, a dica é aproveitar conteúdos educativos. A própria rede social oferece o Portal de Criadores (http://lwgo.to/1mh ). “Nesta página, disponibilizamos recursos tanto para aqueles que querem aprender a usar o básico da melhor forma, se conectando com suas audiências, quanto para os usuários mais experientes e ávidos por novidades em ferramentas e funções da plataforma”, explica Gabriela Comazzetto, head de soluções globais de negócios do TikTok Latam. Outra alternativa é recorrer a cursos especializados. A Academia de TikTokers (http://lwgo.to/1mi) conta com PDLV GH DXODV TXH YLVDP DX[LOLDU RV XVX£ULRV D FULDU FRQWH¼GRV HP Y¯GHR SDUD LPSXOVLRQDU RV QHJµFLRV Ȋ-£ formamos mais de 1.300 alunos, incluindo pessoas que viraram autoridade no seu ramo do mercado. Temos SURȴVVLRQDLV TXH DXPHQWDUDP R IDWXUDPHQWR HP e empreendedores que, com apenas um post, fazem vendas de mais de R$ 30 mil”, destaca Clarissa Millford, cofundadora da empresa.
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